Prédio desaba e deixa pessoas soterradas em Pernambuco

 Moradores ficam soterrados em destroços no Grande Recife

 

Um edifício desabou na manhã desta sexta-feira, 7, no município de Paulista, região metropolitana de Recife. Segundo testemunhas, o prédio desabou por volta das 6h30min. Equipes de resgate já estão no local.

De acordo com o portal Rádio Jornal, oito viaturas do Corpo de Bombeiros foram enviadas, além de efetivos da Polícia Militar (PM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Testemunhas do desabamento afirmam que crianças e adolescentes estão soterrados entre os destroços. O prédio localizado no bairro Janga já havia sido interditado, e os moradores faziam parte de uma ocupação. Ainda não há informações sobre o número de vítimas do desastre. 

A queda aconteceu durante um período de fortes chuvas na região, que perduram desde a noite de ontem. Porém, ainda não foi confirmada nenhuma relação entre as precipitações e o acidente.

14 pessoas estão desaparecidas

Segundo informações divulgadas pelo Jornal do Commércio, a Defesa Civil confirma que há 14 pessoas desaparecidas até o momento. Cães farejadores e moradores do bairro ajudam as equipes de resgate na busca por sobreviventes. Uma mulher de 65 anos, que ainda não teve a identidade divulgada, já foi resgatada com vida pelos bombeiros.

Em entrevista a TV Globo, o despachante, Jailson Júnior, relatou a movimentação causada pelo desabamento. "Eu trabalho no terminal de ônibus do Conjunto Beira-Mar, aqui do lado. Havia pessoas soterradas lá embaixo, inclusive uma placa [de concreto] caída em cima de crianças. Está todo mundo aqui, Samu, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros", disse a testemunha.

Vistoria foi realizada na véspera do desastre

De acordo com a Defesa Civil de Pernambuco, uma vistoria foi realizada na última quinta-feira, 6, pela Caixa Econômica Federal, uma das seguradoras responsáveis pelo prédio. Após a visita, a empresa orientou a saída dos moradores do edifício, nomeado Conjunto Habitacional Beira-Mar.

Os bombeiros aumentaram a área de isolamento na região e não descartaram o risco de um novo desabamento, pois o prédio não caiu por completo. A informação é da TV Jornal.

Chuvas dificultam resgate

As fortes chuvas que atingem o Grande Recife desde ontem à noite têm dificultado o trabalho das equipes de resgate. Até as 7h da manhã de hoje, sete pontos de alagamento haviam sido detectados pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) na capital pernambucana.

Ainda nesta quinta-feira, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) decretou estado de atenção para as precipitações e suas possíveis consequências. O status prevê chuvas que podem passar dos 50 mm e risco médio a alto de acidentes.

 

 

(O Povo)

Postagens mais visitadas