O capacete de respiração assistida Elmo, fruto da parceria entre a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e outras instituições públicas e privadas do Estado, foi eleito uma das 12 inovações tecnológicas mais relevantes da América Latina no Prêmio Euro de Inovação na Saúde.
A seleção dos vencedores se deu por meio de votação on-line, que contou com a participação de médicos de 17 países e foi realizada entre os dias 2 de maio e 28 de junho deste ano. Agora, o dispositivo concorre à categoria de “Iniciativa Destaque”.
O Prêmio Euro de Inovação na Saúde reconhece grandes inovações da área médica e incentiva o desenvolvimento de soluções que transformam vidas. Os vencedores, nas respectivas seções, serão premiados com 50 mil euros, cada. O valor deve ser investido no desenvolvimento de pesquisas.
O médico pneumointensivista Marcelo Alcantara, líder da equipe desenvolvedora do Capacete Elmo, celebrou a conquista e frisou que ela é resultado do trabalho fundamental dos pesquisadores que a desenvolveram, bem como das entidades que apoiaram o projeto. “Nós estamos entre os 12 finalistas, isso já é uma enorme vitória já que mais de 800 projetos concorreram em toda a América Latina”, relembra.
O POVO