A Escola Indígena Anama Tapeba, em Caucaia, precisou suspender as aulas após um incêndio atingir um terreno vizinho à unidade escolar na tarde da quarta-feira (4). O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas ainda de tarde. Não houve feridos.
Vídeos gravados por funcionários da escola mostram que o fogo chegou à altura do teto da escola e, em dado momento, por causa do vento, chega a encostar na edificação. Na sequência, os funcionários e pais dos alunos ajudam retirar as crianças do prédio, que correm para o outro lado da rua.
A escola, localizada no Bairro Capuan, atende crianças de 2 a 10 anos de idade. Por causa do volume de cinzas que caiu nas instalações escolares, as turmas vão ficar com as aulas suspensas até sexta-feira (6) para que as equipes de limpeza possam atuar no local.
Em nota, a Secretaria Estadual da Educação afirmou que não houve nenhum tipo de prejuízo à estrutura da escola e que vai se reunir com representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) "para discutir questões relacionadas ao terreno próximo à escola".
Conforme apuração do Sistema Verdes Mares, o terreno onde ocorreu o incêndio pertence a uma pessoa que vive em Fortaleza. Segundo informações de testemunhas, este já seria o terceiro incêndio ocorrido no local, que não recebe cuidados do proprietário.
Ao g1, os bombeiros contaram que, apesar do tempo seco, a vegetação nas proximidades estava verde e que não houve registro de queda de raio ou de algum acidente que ensejasse o fogo, como uma queda na fiação elétrica, por exemplo. Portanto, o mais provável é que o incêndio tenha ocorrido por ação humana. De acordo com a corporação, no mês de setembro os bombeiros registraram 1.757 ocorrências de incêndios em vegetação, o maior número para um único mês nos últimos cinco anos.
(g1/CE)