![]() |
Caixão com corpo de Daniele Marino foi envolto em bandeira italiana — Foto: Marcus Martins/arquivo pessoal |
O corpo do capitão-tenente Daniele Marino deixou a capital cearense na manhã desta terça-feira (10) em um avião da Força Aérea da Itália. Daniele era médico da tripulação do navio Amerigo Vespucci, embarcação considerada a mais bonita do mundo. Ele morreu em um acidente de motocicleta em Caucaia, na Grande Fortaleza, no sábado (7).
A aeronave italiana, do modelo Boeing 767, enviada a Fortaleza para repatriar o corpo do médico, pousou em Fortaleza às 14h40 da segunda-feira (9) após um voo de quase 9h saindo de Pomezia, próximo de Roma.
O avião militar deixou Fortaleza às 11h16 com destino a Nápoles, terra natal de Daniele. O corpo do capitão-tenente foi embarcado na aeronave em um caixão envolto em uma bandeira da Itália. Na pista, militares brasileiros prestaram homenagem ao colega estrangeiro.
Daniele Marino, de 27 anos, estava na garupa da moto que se envolveu no acidente no sábado. O condutor da moto, de 31 anos, morreu no local. Já o médico italiano foi socorrido até uma unidade hospitalar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Daniele estava em Fortaleza acompanhando o navio Amerigo Vespucci, que visita o Brasil com paradas previstas na capital cearense e no Rio de Janeiro.
No sábado, o navio ficou aberto para visitação em Fortaleza, e no domingo ele partiria para o Rio. O acidente de Daniele Marino ocorreu no penúltimo dia da embarcação no Ceará.
Segundo o jornal italiano Corriere della Sera, o médico iria voltar ao seu país em novembro.
![]() |
Avião da Força Aérea Italiana veio a Fortaleza fazer o traslado do corpo de Daniele Marino — Foto: Reprodução |
'Era amigo de todos'
Formado em medicina, Daniele era vinculado à Academia Naval de Livorno, responsável por formar os oficiais da Marinha italiana.
Após a morte do médico, um colega de tripulação, identificado Marino Lazzari, publicou um relato que fala que Daniele era "uma pessoa mágica e diferente dos outros oficiais a bordo", conforme o jornal italiano Corriere della Sera. Lazzari, assim como Daniele, passou pela Academia Naval de Livorno.
"Ele era amigo de todos e estava sempre pronto para bater um papo, para te animar, ou resolver os problemas médicos da tripulação. Posso garantir que toda a tripulação tinha um respeito e uma simpatia únicos por ele", escreveu Lazzari.
Apesar de o navio Amerigo Vespucci seguir viagem até 2025, parte da tripulação desembarca após servir no navio por um período e retorna à Itália.
De acordo com o depoimento de Lazzari, os dois iriam concluir sua viagem no navio nos próximos dias e, no sábado, antes do acidente, haviam combinado de se encontrar em Nápoles, na Itália, em novembro. "Horas depois, veio a tragédia", disse o colega de Daniele.
O que se sabe sobre o acidente
Os detalhes da circunstância do acidente ainda não foram formalmente esclarecidos. Imagens feitas por testemunhas mostram que a motocicleta onde estava Daniele Marino ficou caída às margens da estrada que liga Fortaleza à Caucaia.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Ceará informou que investiga o acidente de trânsito, que ocorreu na localidade de Garrote, área próxima a pontos turísticos de Caucaia, como a praia do Cumbuco e a Lagoa da Banana.
Capitão-tenente da marinha italiana morreu em acidente de moto em Caucaia, na Grande Fortaleza — Foto: Arquivo pessoal
Navio em missão
Com o lema “Não quem começa, mas quem persevera”, o navio tem uma tripulação composta por 264 militares, sendo 15 oficiais, 30 suboficiais, 34 sargentos e 185 cabos e marinheiros.
(G1/CE)