Eclipse solar anular: imagens de satélite da Nasa mostram sombra provocada por Lua no Brasil

Eclipse anular acontece primeiro nos EUA; veja imagens do fenômeno

 

Imagens captadas por satélites mostram as regiões norte e nordeste do Brasil encobertas por uma sombra, provocada pela Lua, durante o eclipse solar anular. O fenômeno astronômico ocorreu na tarde deste sábado (14) e durou quase duas horas.

Divulgadas pela agência norte-americana National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), em cooperação com a NASA, os registros mostram o território brasileiro tomado por uma mancha escura.

O eclipse anular solar ocorre quando a Lua está em seu ponto mais distante da Terra e passa entre o astro e nosso planeta. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um "anel de fogo" no céu.

Dessa vez, o fenômeno foi visto primeiro na costa oeste dos Estados Unidos. O Brasil foi o último país a assistir.

As regiões Norte e Nordeste foram as mais privilegiadas e puderam ver o eclipse alcançar seu ápice. Já nas outras regiões, os moradores também viram o Sol "mordido" pela Lua.

Para contemplar o fenômeno, muitas pessoas se reuniram em pontos turísticos. Em Natal (RN), por exemplo, a passarela do Forte dos Reis Magos ficou completamente tomada por pessoas que acompanhavam o eclipse.

G1

Postagens mais visitadas