Desde a última terça-feira (24/10), o WhatsApp deixou de ser compatível com dispositivos Android que utilizam a versão 4.1 (Jelly Bean) ou mais antiga. Isso significa que os aparelhos com versões desatualizadas não poderão mais utilizar o aplicativo. O WhatsApp agora requer Android 5.0 (Lollipop) ou uma versão mais recente para funcionar. No caso do iPhone (iOS), o suporte permanece para o iOS 12 ou superior.
A Meta, empresa proprietária do WhatsApp, notifica os usuários antecipadamente sobre a descontinuação da compatibilidade. No entanto, nem a Meta nem o Google, responsável pelo Android, divulgam uma lista de dispositivos afetados.
O WhatsApp realiza uma análise anual de sistemas Android e iOS mais antigos com menor uso. Com base nessa avaliação, o aplicativo pode deixar de receber atualizações de segurança, o que pode afetar a experiência do usuário, já que as correções de falhas são essenciais em qualquer aplicativo.
De acordo com o WhatsApp, alguns dispositivos mais antigos podem não ter as atualizações de segurança mais recentes ou a capacidade necessária para executar o aplicativo. Esse procedimento é considerado normal na indústria tecnológica.
Os passos para verificar a versão do Android podem variar de acordo com o fabricante do dispositivo e é possível checar acessando as configurações.
(A Voz de Santa Quitéria)