Balneário Camboriú faz estudos para pedir licenciamento de obra para frear erosão que 'engoliu' 80 metros de areia

 

Imagem feita em 6 de setembro de 2023 mostra erosão em praia alargada de Balneário Camboriú — Foto: Morgana Fernandes/NSC TV


Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, faz estudos para fazer um pedido de licenciamento com o objetivo de iniciar a obra de recuperação e contenção do avanço da erosão marítima que "engoliu" cerca de 80 metros da faixa de areia em um trecho da Praia Central, a maior da cidade. O local passou por uma megaobra de alargamento em 2021.

O início dos trabalhos depende de um pedido de Licenciamento Ambiental de Instalação (LAI) ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), órgão do governo estadual, e será concentrado na região da Barra Sul, que fica na ponta da praia e sofre com a forte erosão há anos (veja a foto acima). O serviço começará assim que houver liberação, mas não há prazo.

Avaliado em R$ 3,5 milhões, o serviço foi licitado pela empresa que já tem um contrato com a cidade para monitorar a praia desde o alargamento.

O objetivo do novo trabalho é colocar tubos geotêxteis perto na margem da faixa de areia para impedir o avanço da água. A prefeitura afirma que deve entregar o pedido de LAI ao IMA em até 60 dias.

Imagem de drone mostra Praia Central, em Balneário Camboriú, após alargamento

Imagem de drone mostra Praia Central, em Balneário Camboriú, após alargamento

G1

Postagens mais visitadas do mês