Cid reúne prefeitos e deve indicar novo rumo partidário para mais de 40 gestores cearenses

Cid trava uma disputa pelo comando do PDT Ceará
Foto: Ismael Soares

 

O senador Cid Gomes (PDT) planeja reunir dezenas de prefeitos e centenas de vereadores às 15 horas desta terça-feira (14), no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza. O encontro deve traçar os rumos desse grupo de aliados do hoje presidente do PDT Ceará para fora da legenda, ao menos é o que esperam mandatários que já confirmaram presença no encontro.

A convocação da reunião foi a reação de Cid, na última quinta-feira (9), após ser destituído do comando do diretório cearense do PDT pela cúpula nacional do partido, sob comando do deputado federal cearense, André Figueiredo (PDT), que preside a sigla nacionalmente, e sob bençãos do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), irmão de Cid.

O senador já retomou o cargo na sexta-feira (10), mas sob decisão liminar do juiz Cid Peixoto do Amaral Neto, da 3ª Vara Cível da comarca de Fortaleza. Aliados do pedetista contabilizam que ele lidera uma tropa de aproximadamente mil vereadores e aproximadamente 50 prefeitos no Estado.
Próximos passos para a saída

Em entrevista na quinta-feira, o pedetista disse que não irá tomar decisões sozinho. “Não é meu estilo. Tenho consciência de que eu sou um representante e um representante deve fazer o que os seus representados querem”, comentou.

Naquele dia, Cid sinalizou que, a partir dali, as articulações irão se concentrar nos próximos passos para seu grupo político deixar o PDT. Ele destacou especialmente a situação dos vereadores, que irão enfrentar o pleito eleitoral do próximo ano. “A recomendação que eu vou dar, sabe qual é? Peça ao seu diretório municipal para dar anuência sempre dizendo o seguinte: ‘nós estamos sendo perseguidos, ultrajados, não estamos sendo respeitados por uma direção autoritária, inconsequente e que não respeita os princípios básicos da democracia’”, concluiu.

O senador reforçou ainda que teria como prioridade reunir os prefeitos para tranquilizá-los e pensar em saídas para a crise.

    “O que eu quero é que tudo isso seja feito em bloco, nós teremos força se estivermos juntos, se os cinco deputados federais continuarem juntos; se os 13 deputados estaduais continuarem juntos; se os 50 ou 40 prefeitos continuarem juntos; se os mil vereadores continuarem juntos no mesmo partido, isso é que vai nos dar força”disse Cid Gomes (PDT), senador e presidente do PDT Ceará


Prefeitos aguardam orientação de Cid para deixar PDT

Ao todo, conforme a assessoria de imprensa da presidência estadual do PDT, hoje, o partido tem 53 prefeitos, sendo três deles os responsáveis pelo Executivo de municípios que estão entre os onze maiores do Ceará: Fortaleza (José Sarto), Sobral (Ivo Gomes) e Quixeramobim (Cirilo Pimenta).


(Diário do Nordeste)

Postagens mais visitadas