Cidade cearense está entre as 10 do país com menor umidade do ar; veja os cuidados

 

Igreja Matriz de Iguatu em 2023, no Ceará. — Foto: Google Maps/Reprodução


O município de Iguatu, a 380 km de Fortaleza, é uma das 10 cidades do Brasil com o menor índice de umidade relativa do ar. Na tarde desta sexta-feira (24), a umidade na cidade era de 14%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município com o menor índice foi Pão de Açúcar (AL), com 7,0%.

Outras cidades do Ceará registraram baixa umidade do ar nesta sexta-feira, ficando entre as 20 menores do país com menor índice. Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe e Sobral registraram 16%.

Sem previsão de chuva, as temperaturas nas duas cidades cearenses devem variar entre 22°C (mínima) e 38°C (máxima), conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Já em Fortaleza a umidade relativa do ar para sábado (25) poderá ter mínima de 50%. Além disso, a capital deve registrar mínima de 26°C e máxima de 33°C.

Menores índices de umidade relativa do ar

Estação Unidade federal Valor (%)
Pão de Açucar Alagoas 7.0
Euclides da Cunha Bahia 11.0
Araçuai Minas Gerais 12.0
Salinas Minas Gerais 12.0
Queimadas Bahia 13.0
Serra Talhada Pernambuco 13.0
Espinosa Minas Gerais 14.0
Iguatu Ceará 14.0
Itaobim Minas Gerais 14.0
Mocambinho Minas Gerais 14.0

Cuidados

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendado à população que evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, e deve-se beber muita água, para a adequada hidratação corporal, principalmente idosos e crianças.

Para a OMS, os índices inferiores a 30% de umidade relativa não são adequados para a saúde humana, já que podem ocasionar desidratação.

Cuidados recomendados à população:

  • Beber bastante líquidos;
  • Evitar atividades físicas nas horas mais secas do dia (principalmente, na parte da tarde);
  • Evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

G1

Postagens mais visitadas do mês