Quarenta e um trabalhadores presos há 17 dias em túnel na Índia são resgatados

 

Fila de ambulâncias aguarda do lado de fora de túnel que desabou no Himalaia, na Índia — Foto: Francis Mascarenhas/REUTERS
Foto: Francis Mascarenhas/REUTERS

 

Os 41 funcionários foram puxados individualmente por macas com rodas através de um tubo de aço de 90 cm de largura, sendo todo o processo concluído em cerca de uma hora.

Uma multidão de residentes locais reunidos em torno do túnel irrompeu de alegria e gritou slogans de “Bharat Mata ki Jai”, ou “Viva a mãe Índia”, e soltou fogos de artifício em comemoração.

Um grupo de mineiros especialistas em escavações manuais e estreitas foi convocado de última hora para auxiliar no resgate. Eles romperam os cerca de 60 metros de rochas, terra e metal e foram muito importantes para o sucesso da operação, já que a máquina de perfuração quebrou na última sexta enquanto perfurava o terreno montanhoso de Uttarakhand.

Desde então, a força-tarefa para resgatar os operários avançou lentamente, por causa da queda de escombros e das avarias nas máquinas de perfuração.

As autoridades não disseram o que causou o desabamento, mas a região é propensa a deslizamentos de terra, terremotos e inundações.

Estado dos trabalhadores

Furadeira enorme quebrou durante trabalhos de resgate dos 41 trabalhadores presos em um túnel na Índia — Foto: Arun Sankar/AFP
Furadeira enorme quebrou durante trabalhos de resgate dos 41 trabalhadores presos em um túnel na Índia — Foto: Arun Sankar/AFP


Na última quinta-feira (30), foi possível ver, pela primeira vez desde o desabamento, como estão as vítimas (assista ao vídeo abaixo). Por meio de uma câmera colocada em um tubo fino (que já é utilizado para fornecer oxigênio, comida e água), imagens mostraram que o grupo estava exausto e ansioso.

No túnel, os operários podiam ocupar um espaço de 8,5 metros de altura e dois quilômetros de extensão. E a comunicação com os bombeiros e com os familiares era feita por rádio.

Quando o vídeo foi divulgado por autoridades indianas, em 21 de novembro, o ministro-chefe de Uttarakhand disse que "todos os trabalhadores estavam a salvo". O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, também chegou a dizer que o resgate dos trabalhadores era prioridade máxima.

"Vamos retirá-los com segurança, não se preocupem", afirmaram integrantes das equipes de resgate nos últimos dias.
Trabalhadores presos em túnel na Índia são vistos pela primeira vez em 10 dias
Trabalhadores presos em túnel na Índia são vistos pela primeira vez em 10 dias


 

(g1)

Postagens mais visitadas do mês