Bombeiro militar de folga atua em vazamento de gás de cozinha


 

O sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) Roosevelt Santos Carneiro estava de folga, quando tomou conhecimento de que um botijão de gás estava pegando fogo, em um imóvel do município de Capistrano – Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado.

Imediatamente, o sargento se dirigiu até o local, onde os moradores já haviam apagado o incêndio usando um extintor. Porém, o botijão continuava vazando gás dentro da residência. O bombeiro militar entrou no ambiente, retirou o objeto da cozinha e o colocou em um local arejado fora do imóvel.

“O vazamento do gás ocorreu pela válvula de segurança que rompeu. Orientei a proprietária que somente pegasse o botijão quando estivesse totalmente vazio”, afirmou o sargento.

Recomendação

O Corpo de Bombeiros orienta que, ao adquirir um botijão de gás, o proprietário verifique se há algum amassado ou pontos de ferrugem, eliminando as chances de vazamentos estruturais. Além disso, a cada cinco anos, o registro deve ser trocado, além da mangueira de gás e das braçadeiras, em decorrência do ressecamento, que também eleva as chances de vazamentos.

Outra recomendação é nunca deixar o botijão de gás próximo a fontes de calor. Se o botijão vazar gás, fechar a válvula e acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente, pelo número 193. O serviço funciona 24 horas por dia.

Também é importante a aquisição de um extintor tipo ABC de 6kg, sendo um recurso fundamental no combate de um princípio de incêndio.

*Com informações da Ascom do CBMCE.

 

Postagens mais visitadas