![]() |
(G1/CE) |
O empresário Renato Gomes foi quem gravou o vídeo. Em entrevista ao g1, ele disse que o veículo da Pefoce estava com a sirene ligada, o que o fez pensar que estivesse acontecendo alguma emergência.
"O carro veio na ciclofaixa, passou, entrou na Avenida Mister Hull, e no primeiro posto de gasolina estava lá abastecendo, parado", relatou Renato.
Trafegar com o carro na área demarcada como a ciclofaixa configura infração de natureza gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Apesar disso, caso o veículo esteja em serviço de urgência, têm livre circulação.
Em nota, a Pefoce disse que iniciou uma investigação interna 'para apurar os fatos e identificar os responsáveis envolvidos, a fim de adotar medidas disciplinares cabíveis'.
'Filmei naquela hora porque estava parado no sinal e chamou atenção. O trânsito estava tranquilo. Outros motoristas baixaram o vidro para ver o carro passando, se incomodaram com o que fizeram'.
Não havia ciclista ou pedestre na faixa naquele momento. Veja o que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) diz sobre o caso:
'Transitar com o veículo automotor em ciclofaixa ou ciclovia é uma infração de natureza gravíssima com fator multiplicativo três, somando sete pontos na carteira e multa no valor de R$ 880,41'.
Livre circulação
Ainda em nota enviada ao g1, a Pefoce reforçou o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz o seguinte:
"Os veículos prestadores de serviços de utilidade pública, quando em atendimento na via, gozam de livre circulação, parada e estacionamento, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente".
Já a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disse, também em nota, que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os veículos de fiscalização e operação de trânsito, e também os destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia e ambulâncias, além de prioridade de trânsito, têm livre circulação, estacionamento e parada em caso de serviço de urgência.
Ainda não se sabe, no entanto, em quais circunstâncias o veículo citado estava.
(G1/CE)