Choquei: como funciona página de fofoca criticada após morte de jovem


 
 
A página Choquei, que está no centro de uma polêmica após ser acusada de compartilhar uma notícia falsa, é fruto de um fenômeno recente da internet: a explosão de perfis de fofoca nas redes sociais.

Eles acumulam milhões de seguidores, alcançam números impressionantes de engajamento e, para muitas pessoas, são os principais meios de informação.

A página em questão, criada e administrada pelo fotógrafo Raphael Sousa, acumula mais de 21 milhões de seguidores no Instagram, replicando conteúdos produzidos por veículos de imprensa —tudo acompanhado por palavras como "urgente" e "grave".

Como funciona

A página não assume o compromisso de procurar o "outro lado" (apurar com as partes citadas se a informação é procedente), conforme reconhece Raphael. Em participação no podcast Barbacast, há cerca de três meses, ele disse: "A gente nunca produz o conteúdo. O que a gente posta é conteúdo replicado. Isso aí é papel para jornalista [buscar o outro lado]".

A equipe do Choquei conta com seis "adms", três no Twitter e três no Instagram, conforme revelou o criador do perfil, em entrevista ao Flow Podcast, em novembro de 2022. Todos com autonomia para compartilhar conteúdo.

Eu comandei a página por quatro anos sozinho.Tudo! Publicidade, conteúdo, evento, e, quando eu não aguentava mais, tive de começar a montar uma equipe. Raphael Sousa, criador da página

A página sobrevive de publicidade, de acordo com o influenciador. "Quando você mostra as impressões para a marca, para o cliente, o cliente fala: 'Nossa. Muito grande. Quero fechar." Ele não revela quanto ganha, mas ao longo dos últimos anos recebeu patrocínio de grandes marcas.

Quem cuida dos negócios é o namorado do fotógrafo, disse ele. "O Marco Júnior fica responsável pela negociação inteira. E, quando fecha, ele passa para mim. Aí eu crio o grupo com os adms para produzir os conteúdos", disse Raphael, no Flow Podcast. A página chegou a fazer parte da Banca Digital, da Mynd, de onde saiu há cerca de dois anos.



(OUL)



Postagens mais visitadas