A página Choquei, que está no centro de uma polêmica após ser acusada de compartilhar uma notícia falsa, é fruto de um fenômeno recente da internet: a explosão de perfis de fofoca nas redes sociais.
Eles acumulam milhões de seguidores, alcançam números impressionantes de engajamento e, para muitas pessoas, são os principais meios de informação.
A página em questão, criada e administrada pelo fotógrafo Raphael Sousa, acumula mais de 21 milhões de seguidores no Instagram, replicando conteúdos produzidos por veículos de imprensa —tudo acompanhado por palavras como "urgente" e "grave".
Como funciona
A página não assume o compromisso de procurar o "outro lado" (apurar com as partes citadas se a informação é procedente), conforme reconhece Raphael. Em participação no podcast Barbacast, há cerca de três meses, ele disse: "A gente nunca produz o conteúdo. O que a gente posta é conteúdo replicado. Isso aí é papel para jornalista [buscar o outro lado]".
A equipe do Choquei conta com seis "adms", três no Twitter e três no Instagram, conforme revelou o criador do perfil, em entrevista ao Flow Podcast, em novembro de 2022. Todos com autonomia para compartilhar conteúdo.
Eu comandei a página por quatro anos sozinho.Tudo! Publicidade, conteúdo, evento, e, quando eu não aguentava mais, tive de começar a montar uma equipe. Raphael Sousa, criador da página
A página sobrevive de publicidade, de acordo com o influenciador. "Quando você mostra as impressões para a marca, para o cliente, o cliente fala: 'Nossa. Muito grande. Quero fechar." Ele não revela quanto ganha, mas ao longo dos últimos anos recebeu patrocínio de grandes marcas.
Quem cuida dos negócios é o namorado do fotógrafo, disse ele. "O Marco Júnior fica responsável pela negociação inteira. E, quando fecha, ele passa para mim. Aí eu crio o grupo com os adms para produzir os conteúdos", disse Raphael, no Flow Podcast. A página chegou a fazer parte da Banca Digital, da Mynd, de onde saiu há cerca de dois anos.
Eles acumulam milhões de seguidores, alcançam números impressionantes de engajamento e, para muitas pessoas, são os principais meios de informação.
A página em questão, criada e administrada pelo fotógrafo Raphael Sousa, acumula mais de 21 milhões de seguidores no Instagram, replicando conteúdos produzidos por veículos de imprensa —tudo acompanhado por palavras como "urgente" e "grave".
Como funciona
A página não assume o compromisso de procurar o "outro lado" (apurar com as partes citadas se a informação é procedente), conforme reconhece Raphael. Em participação no podcast Barbacast, há cerca de três meses, ele disse: "A gente nunca produz o conteúdo. O que a gente posta é conteúdo replicado. Isso aí é papel para jornalista [buscar o outro lado]".
A equipe do Choquei conta com seis "adms", três no Twitter e três no Instagram, conforme revelou o criador do perfil, em entrevista ao Flow Podcast, em novembro de 2022. Todos com autonomia para compartilhar conteúdo.
Eu comandei a página por quatro anos sozinho.Tudo! Publicidade, conteúdo, evento, e, quando eu não aguentava mais, tive de começar a montar uma equipe. Raphael Sousa, criador da página
A página sobrevive de publicidade, de acordo com o influenciador. "Quando você mostra as impressões para a marca, para o cliente, o cliente fala: 'Nossa. Muito grande. Quero fechar." Ele não revela quanto ganha, mas ao longo dos últimos anos recebeu patrocínio de grandes marcas.
Quem cuida dos negócios é o namorado do fotógrafo, disse ele. "O Marco Júnior fica responsável pela negociação inteira. E, quando fecha, ele passa para mim. Aí eu crio o grupo com os adms para produzir os conteúdos", disse Raphael, no Flow Podcast. A página chegou a fazer parte da Banca Digital, da Mynd, de onde saiu há cerca de dois anos.
(OUL)