Grupo que organiza 'rolezinhos' de motos em Fortaleza exibe manobras perigosas nas redes sociais

Membros de rolezinho em Fortaleza fazem manobras proibidas no trânsito e exibem em redes sociais — Foto: Reprodução
Membros de rolezinho em Fortaleza fazem manobras proibidas no trânsito e exibem em redes sociais — Foto: Reprodução
 

 O evento que vinha sendo anunciado entre participantes dos ‘rolezinhos’ de motociclistas antes de dezembro começar. O evento reuniu dezenas de motociclistas que circularam por Fortaleza durante a madrugada desta segunda-feira (25) com a descarga adulterada para fazer barulho e a exibição de manobras irregulares. Eventos semelhantes ocorreram em outras cidades brasileiras.

Nas redes sociais, a página do evento tem mais de 27 mil seguidores e direciona um link para o grupo de WhatsApp. O perfil exibe fotos e vídeos exibindo modelos de motocicletas, pessoas fazendo manobras perigosas, com ou sem capacete, e convites para os ‘rolezinhos’. As mensagens exaltam o gosto pela adrenalina e pela aventura.

No perfil que organizou um dos encontros de Natal, vídeos trazem momentos em que motociclistas param o trânsito por conta própria para começar o ‘rolezinho’, com pessoas soltando fogos e vários motociclistas se concentrando na rua.

Durante o ‘rolezinho’, os participantes forçam os motores para aumentar o volume dos ruídos e exibem as manobras empinando a motocicleta.

Entre os participantes, a prática de empinar o veículo também é conhecido como “dar grau”. Uma das hashtags utilizadas pelo perfil faz referência à frase “grau não é crime”. A página publica vários vídeos com condutores empinando as motos, muitas vezes com mulheres e adolescentes na garupa.

As imagens trazem ainda outras irregularidades, como uma motocicleta levando quatro pessoas sem uso de capacete e também fotos em que condutores levam crianças sem capacete.

Outro conteúdo comum no perfil é o de fotos e vídeos de mulheres posando de biquíni ou seminuas em cima das motocicletas.

Avisos sobre o ‘rolezinho’

Organizadores orientam motociclistas a chegarem sem fazer barulho antes de começarem o 'rolezinho' — Foto: Reprodução
Organizadores orientam motociclistas a chegarem sem fazer barulho antes de começarem o 'rolezinho' — Foto: Reprodução


A página destaca ainda algumas regras para quem for participar do ‘rolezinho’. Uma das orientações é para que todos cheguem ao ponto de encontro sem fazer barulho. Outra é para que todos fiquem próximos e aguardem que decisão tomar caso a polícia se aproxime.

Organizadores do 'rolezinho' de motociclistas também orientam sobre a velocidade durante os eventos — Foto: Reprodução
Organizadores do 'rolezinho' de motociclistas também orientam sobre a velocidade durante os eventos — Foto: Reprodução


Uma outra orientação do perfil é sobre a velocidade durante o ‘rolezinho’. A ideia é manter a média de 45 quilômetros por hora para evitar maiores acidentes.

Em Fortaleza, moradores de diversos bairros reclamaram e registraram os 'rolezinhos' na madrugada do Natal. A polícia recomenda que moradores que flagrem esse tipo de evento denunciem por meio dos telefones 181 ou 190. A Secretaria da Segurança afirmou que policiais foram avisados na madrugada desta segunda para atender "ocorrências de desordem".

"Abordagens foram realizadas em diversos bairros e, quando identificada situação criminal, o condutor foi conduzido a uma delegacia de polícia judiciária, sendo feita a respectiva autuação", disse a pasta.

Os rolezinhos barulhentos são ilegais?

Os rolezinhos de motociclistas se tornaram comuns nas madrugadas de Fortaleza nos últimos meses. Em setembro deste ano, alguns motociclistas foram detidos por perturbação de sossego alheio.

Conforme o Detran, os motociclistas cometem infração de trânsito caso o veículo esteja sem o silenciador da descarga, prática adotada pelos praticantes para aumentar o barulho da multa. Neste caso, a multa é grave, no valor de R$ 198,23.

Há ainda cometimento de infração gravíssima caso o piloto pratique manobras ilegais, como "empinar a moto", prática comum nos rolezinhos. A multa é de R$ 293,47 mais a perda de sete pontos na carteira nacional de habilitação.

 

 

(g1)

Postagens mais visitadas