Morre Beckenbauer, ex-técnico e campeão mundial pela Alemanha

 A lenda do futebol alemão Franz Beckenbauer posa para fotos após ser incluído no Hall da Fama, uma exposição permanente em homenagem às lendas do futebol alemão no Museu Alemão do Futebol em Dortmund, Alemanha
01/04/2019
Ina Fassbender/Pool via REUTERS

 

Franz Beckenbauer, um dos maiores jogadores de futebol da Alemanha, que foi capitão da equipe na vitória da Copa do Mundo de 1974 e depois venceu o torneio novamente como técnico em 1990, morreu aos 78 anos de idade, informou a agência de notícias alemã DPA nesta segunda-feira (8).

Beckenbauer foi uma presença dominante e de classe com as camisas da Alemanha Ocidental e do Bayern de Munique nas décadas de 1960 e 1970, usando a calma com a bola e a distribuição do jogo aparentemente sem esforço que marcaram suas atuações no meio-campo para praticamente inventar a função de líbero, na qual obteve mais sucesso.

Ele disputou 103 partidas pela Alemanha Ocidental, vencendo o Campeonato Europeu de 1972 e a Copa do Mundo de 1974, disputada em casa, depois de perder a final do Mundial para a Inglaterra em 1966.

Seu clube, o Bayern de Munique, foi o melhor time do mundo em meados da década de 1970, vencendo três Copas da Europa e três títulos consecutivos da Bundesliga, e o próprio Beckenbauer foi eleito duas vezes o melhor jogador de futebol europeu do ano.

Como técnico da seleção nacional, sua equipe da Alemanha Ocidental perdeu a final da Copa do Mundo de 1986 para a Argentina, mas triunfou quatro anos depois na Itália como uma equipe alemã unificada.

Beckenbauer, apelidado de Kaiser [Imperador], foi um dos três homens que venceram a Copa do Mundo como jogador e técnico, e sua morte ocorreu três dias depois do primeiro a ter conquistado esta façanha, o brasileiro Mário Jorge Lobo Zagallo. Didier Deschamps, da França, é o outro a ter levantado a Copa do Mundo como jogador e treinador.

Depois de atuar como técnico, Beckenbauer passou a trabalhar como dirigente, mas em 2016 foi multado pelo comitê de ética da Fifa por não cooperar com uma investigação sobre corrupção na concessão das Copas do Mundo de 2018 e 2022.

 

 

(Agência Brasil)

 

Postagens mais visitadas