Durante as obras de ampliação do Hospital de Pequeno Porte São Francisco, em Salitre, no Cariri, centenas de medicamentos vencidos foram encontrados soterrados. A secretária da Saúde do município, Georgia de Souza, acionou a vigilância sanitária e a polícia civil para investigar o caso.
“Hoje o solo do hospital é comprometido por isso, porque a gente não sabe o que tem, quais medicamentos estão soterrados”, afirmou em entrevista ao blog Amaury Alencar. O achado pode atrasar a obra da unidade de saúde.
Segundo a rádio O POVO CBN Cariri, as cartelas de comprimidos tinham validade de 2011 a 2015. O ex-prefeito que estava no cargo nesse período se pronunciou por meio de nota. No texto, Ronilson Ribeiro afirmou nunca ter autorizado esse tipo de prática durante a gestão, reiterando que os medicamentos e insumos hospitalares eram descartados conforme a legislação vigente.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), equipes da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Perícia Forense foram até o local verificar a ocorrência na quinta-feira, 8. “Um inquérito policial foi instaurado pela Delegacia Municipal de Campos Sales, unidade da PCCE que cobre a região e aguarda a conclusão do laudo pericial”, diz a pasta em nota.
(O Povo)