Miss Universo Trans diz que foi 'ridicularizada' por youtuber americano em caso de transfobia no Carnaval do RJ

 

Modelo Luanna Isabelly abordada por youtuber americano na Sapucaí — Foto: Reprodução/YouTube/IShowSpeed

 

"Não contente de ter me escrachado e me ridicularizado a nível global, ele ainda postou no perfil dele", diz Luanna.

Luanna diz ainda lamentar que um youtuber com tanta visibilidade repita o discurso transfóbico.

"Ele aperta esse gatilho para que as pessoas continuem sendo ignorantes, continuem matando, continuem negando a humanidade das mulheres trans. Que pena que ele usou essa visibilidade que ele tem para algo tão negativo", comenta a Miss Universo.

A reportagem do g1 entrou em contato com o youtuber por e-mail na sexta-feira (16), mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Abordagem

Luanna Isabelly conta que estava na Sapucaí a convite de um camarote e que, depois de participar do evento, foi assistir ao desfile. Ela diz ter reparado que o youtuber gravava, pois contava com o apoio de uma equipe de filmagem, mas que não conhecia o americano.

A modelo fala que ouviu as perguntas sobre estar solteira, sobre sua idade e que respondeu alto por causa do barulho no local.

"Pra mim, ele era um desconhecido. Estava tão alto o volume da bateria, que eu respondi alto minha idade", relata Luanna.

No entanto, a modelo diz que não conseguiu ouvir o que o americano falou depois, porque ele se virou para a câmera, enquanto ela estava atrás dele.

"Ele virava pra câmera exatamente para que eu não visse o que ele estava falando. Eu, na mais pura inocência, dei atenção pra ele", fala Luanna.

Luanna Isabelly, de 28 anos, venceu o Miss Universo Trans, concurso realizado em Nova Déli, na Índia 

Transfobia

"Não se trata de uma escolha, trata-se de uma condição de vida. A gente tem uma necessidade no Brasil de ter um mapeamento dos crimes que acontecem com a nossa comunidade", comenta Luanna.

Ela afirma usar sua representatividade como Miss Universo para defender as causas da comunidade LGBTQIA+ e que se coloca no lugar de outras pessoas trans que são silenciadas pela sociedade.

"Imagina uma pessoa que não tem visibilidade, estrutura familiar ou uma boa comunicação. É desesperador passar por isso", fala.

Luanna Isabelly registra ocorrência ao lado do advogado Diego Cândido

Relembre

Durante uma live transmitida do sambódromo no Rio de Janeiro, IShowSpeed aborda Luanna e pergunta a idade dela. A modelo responde que tem 28 anos, e o youtuber repete a idade dela engrossando a voz várias vezes durante o vídeo. Darren também fala:

"This might be an impostor among us ['talvez exista um impostor entre nós', em inglês]."

Luanna registrou o boletim de ocorrência na quinta-feira (15), na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro. Na ocorrência, Luanna manifestou o desejo de representar criminalmente contra o youtuber.

A Decradi afirma que "diligências estão em andamento para apurar os fatos".

Trecho de boletim de ocorrência aberto por Luanna Isabelly contra youtuber 

Nas redes sociais, a organização do Miss Universo Trans publicou uma nota de repúdio ao ato do youtuber.

"Este ato de discriminação foi não apenas desrespeitoso, mas também desumano, minando a dignidade e a autoestima de Luanna diante de uma audiência global, na qual, está a frente como Miss Universe Trans, lutando contra o preconceito e a discriminação", diz a organização do concurso.

Darren Jason Watkins Jr., youtuber conhecido como IShowSpeed —

Quem é IShowSpeed

Darren Jason Watkins Jr. é um youtuber e rapper americano. Speed, como também é chamado, é conhecido pelo seu canal de transmissões ao vivo de jogos como Valorant, NBA 2K, Fortnite, FIFA 23 e Roblox.

Quem é Luana Isabelly

Natural de Campo Bom, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Luanna Isabelly, de 28 anos, foi eleita Miss Universo Trans em 2023, concurso realizado em Nova Déli, na Índia. A conquista foi inédita para o Brasil. A representante brasileira superou adversárias de outros 15 países. 

G1

Postagens mais visitadas