PMCE resgata filhote de gavião dentro de um campo de futebol no Pici


 

Um filhote de gavião foi resgatado por uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE), no bairro Pici – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) da Capital. O animal silvestre foi resgatado, na tarde dessa terça-feira (20), após cair dentro de um campo de futebol e se machucar.

A ação foi realizada a partir de um acionamento, por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O gavião se encontrava ao solo de um campo de futebol e estava com lesões.

Após o deslocamento de uma equipe da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (1ª Cia/BPMA) da PMCE, o animal foi resgatado pelos policiais militares. Diante disso, o filhote foi entregue aos cuidados do Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), que deve realizar os procedimentos adequados para a soltura do animal em habitat natural.

Dicas de prevenção que a população pode adotar

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, da PMCE, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. As instituições têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.

Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximarem de residências, em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.

Mantenha seu ambiente seguro, verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.

Conscientize a comunidade e incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando atitudes que possam colocar em risco tanto os animais quanto os moradores.

FONTE: SSPDS

 

Postagens mais visitadas