Data Magna: entenda feriado em homenagem ao pioneirismo do Ceará na abolição da escravidão

 Redenção, no Ceará, foi a primeira cidade do Brasil a eliminar a escravidão e tem monumento em alusão ao acontecimento histórico — Foto: Alex Pimentel/SVM

O Ceará comemora, nesta segunda-feira (25), o feriado da Data Magna. Mas o que significa o dia? A data lembra a abolição de escravizados no estado. O Ceará foi a primeira província do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884.

Um ano antes, no dia 1º de janeiro de 1883, a Vila do Acarape, atual município de Redenção, a 55 km de Fortaleza, libertou os povos escravizados.

A proposta de criar um feriado para lembrar a data é de autoria do deputado Lula Morais, como forma de celebrar o pioneirismo do estado.

O feriado, que vale em todo o estado, foi aprovado na Assembleia Legislativa em 1º de dezembro de 2011, sendo promulgada e publicada no Diário Oficial do Estado em 6 de dezembro do mesmo ano.

Museu relembra escravidão

Visita guiada de estudantes no Museu Senzala Negro Liberto em Redenção, no Ceará.

O Museu Senzala Negro Liberto fica em Redenção, primeiro município do Ceará a abolir a escravidão. O equipamento tenta ressignificar um espaço anteriormente utilizado para opressão dos escravos.

Dividido entre casa-grande, engenho e senzala, as paredes resgatam a história da escravidão no estado, na cidade pioneira da libertação dos negros. O museu começou a funcionar nos moldes atuais em 2003, no Sítio Livramento.

Atualmente, a estrutura tanto da senzala quanto da casa-grande continua preservadas, e os funcionários fazem o trabalho de resgate da história para os visitantes que vão desde estudantes, universitários a turistas do mundo todo.

O museu funciona diariamente, de 8 às 16h. Não precisa de agendamento prévio para conhecer o espaço. 

G1

Postagens mais visitadas