Moradora encontra cobra pendurada em varal ao recolher roupa pic.twitter.com/ocIj4VANSM
— Ipu Notícias (@ipu_noticias) March 12, 2024
Uma moradora levou um susto ao encontrar uma cobra pendurada no varal na hora de recolher as roupas, em São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina. O réptil era uma dormideira, que não tem peçonha, informou o Grupo de Operações e Resgate (GOR).
Os socorristas foram chamados na segunda-feira (11) ao bairro Tapera. No local, a moradora contou que foi ao varal e viu a serpente, de cerca de 80 centímetros, em meio às roupas. Em seguida, já chamou o grupo para fazer o resgate do réptil.
Segundo o biólogo do GOR Carlos Alberto Rocha, a cobra é da espécie dormideira, de nome científico Dipsas indica, e pode atingir até 82 centímetros de comprimento.
![]() |
| Dormideira pendurada em varal em São Francisco do Sul — Foto: GOR/Divulgação |
Ela tem hábitos terrestres e, mas também pode ser encontrada em árvores. A espécie se alimenta de lesmas e caramujos.
A dormideira encontrada no varal foi resgatada e solta em área de mata.
Importância do resgate
O GOR destacou que, ao encontrar uma serpente, a pessoa deve chamar o resgate, para que o animal seja recolhido e solto no habitat natural. É importante que o bicho não seja ferido ou morto. Muitas vezes, a espécie é inofensiva ao ser humano.
![]() |
| Dormideira resgatada de varal em São Francisco do Sul — Foto: GOR/Divulgação |
Além disso, algumas serpentes, por exemplo, alimentam-se de ratos, fazendo com que não se tenha uma superpopulação desses animais nocivos à saúde humana, informou o GOR.
(g1)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/5/j/tKOh6HTniyKy3MqKCAmw/dormideira-pendurada-em-varal-sao-francisco-do-sul.jpeg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/y/x/zfwbHpR6Aly4dRlbXf1w/dormideira-resgatada-sao-francisco-do-sul.jpeg)


