Após as fortes chuvas registradas na madrugada, duas casas desabaram parcialmente e sete residências foram interditadas no bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, na manhã deste sábado (27). Conforme relato de uma moradora, não houve feridos na ocorrência.
A Defesa Civil de Fortaleza está no local para avaliar a situação, fazer a vistoria e tomar as medidas necessárias. Em nota, o órgão informou que divulgará mais informações somente quando os agentes encerrarem o atendimento.
Moradora de um dos imóveis interditados, Francisca Ligiane Santos relatou que uma intervenção da Prefeitura de Fortaleza teria ocasionado problemas às residências da rua São Pedro. Segundo ela, a obra foi feita no canal que passa atrás dos imóveis, no início da quadra chuvosa.
“Esse problema a gente já tinha detectado bem no início da obra. Eles fizeram aqui uma contenção que não deu muito certo e não foi favorável para os moradores, porque ao invés dela proteger, a água foi de encontro às casas. E devido à forte chuva que aconteceu nesses últimos dias acabou corroendo”, comentou Ligiane.
A moradora explicou que foi feita uma parede de contenção com barras de metal e areia para fazer o desvio da água. Segundo ela, a obra deixou transtornos na rua, o que foi piorado com o período de chuvas, e não houve a proteção necessária aos imóveis próximos.
“Foi um erro de planejamento. Por sinal, um erro que poderia ter custado vidas, como custou aqui a interdição de sete casas”, defendeu.
A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) foram acionadas pela equipe de reportagem, mas ainda não houve resposta. A matéria será atualizada em caso de retorno das pastas.
DIÁRIO DO NORDESTE