Ipu é o primeiro município da Serra da Ibiapaba a integrar ao Empresa Mais Simples

 

Matéria: Bianca Braga
Fotos: Fagner Freire e Bianca Braga

O Empresa Mais Simples, programa de simplificação da formalização de empresas do Ceará, foi implementado no município de Ipu, tornando este o primeiro município da Serra da Ibiapaba a disponibilizar a abertura de empresas em até 5 minutos. O lançamento foi realizado em solenidade híbrida, na manhã de hoje (02/04), promovido pela Prefeitura do município, em parceria com a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) e Sebrae/CE.

O evento contou com a participação do vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues, por videochamada, que destacou a importância de simplificar a formalização de negócios, sobretudo para empresas de baixo risco. 

“O programa visa simplificar o ambiente de negócios ao empreendedor, especialmente aqueles que exercem atividades de baixo risco. Na economia cearense, mais de 80% são pequenos negócios, que normalmente não geram grande impacto ambiental, sanitário e urbano. Por isso, a necessidade de adotar um comportamento sensível a esse tipo de empresa. Hoje, lançamos o Empresa Mais Simples em Ipu para facilitar a formalização de negócios, e permitir a abertura de empresas de forma gratuita e em até 5 minutos”. 

Para o prefeito de Ipu, Robério Rufino, a redução no tempo de abertura de empresas e a simplificação são importantes melhorias que incentivam o empreendedorismo. “É ótimo estar contribuindo, por meio da parceria com o Sebrae e Jucec, com mais um programa importante para o município. Projetos como esse trazem melhorias e desburocratizam sistemas para as pessoas que querem entrar no mercado de trabalho por meio do empreendedorismo, para que possam abrir sua empresa e gerar renda para o município”.

Robério também comentou sobre  sua experiência em abrir um negócio há alguns anos,quando demorou três meses para concluir o procedimento. “Sou comerciante e em 2011 passei três meses para abrir uma empresa. Hoje, vimos que já é possível formalizar em 5 minutos, o que possibilita ao cidadão ganhar tempo”. 

No evento, o Articulador do Sebrae na Região da Ibiapaba, Francisco Magalhães Terceiro, salientou o pioneirismo de Ipu no Programa Empresa Mais Simples e em outros projetos. 

“É importante destacar o protagonismo de Ipu no empreendedorismo, contribuindo com a melhoria do ambiente de negócios. A sala do empreendedor do município teve prioridade em sua implementação. Quando consolidamos a cidade empreendedora, Ipu também foi a primeira da região a participar, como hoje ocorre com o Programa Empresa Mais Simples”.  

A solenidade também contou com a presença do Secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Silvio Andrade, Consultora da Jucec, Gizella Gomes, diretor da Associação dos Municípios da Ibiapaba (Ami), Agente Territorial do Sebrae na Região da Ibiapaba, Lucileide Lourenço, entre outras autoridades locais.


(JUCEC)

Postagens mais visitadas