O motorista de 67 anos, preso em flagrante por matar uma criança e uma babá durante uma colisão com o veículo de uma família na rodovia CE-040, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza, dirigia alcoolizado, com excesso de velocidade e estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida, conforme a Justiça.
Joab Temudo de Oliveira, que é caminhoneiro, teve a prisão em flagrante convertida para preventiva durante a Audiência de Custódia realizada nesta segunda-feira (22). O idoso foi autuado por homicídio culposo no trânsito e embriaguez ao volante.
"Justifica o resguardo da ordem pública o fato do autuado ter sido encontrado com 'sinais de embriaguez' após o cometimento dos crimes. Segundo o depoimento dos policiais, o preso teria colidido violentamente na trasseira, tendo este capotado e parado no sentido contrário da via, o que demostra possível excesso de velocidade do infrator, dada a dinâmica do abalroamento", diz um trecho da decisão do juíz de Direito Caio Lima Barroso.
De acordo com o magistrado, o laudo pericial de alcoolemia do motorista atestou volume superior ao dobro do limite legal, quanto a embriaguez, sendo agravado pelo excesso de velocidade empreendido pelo preso, que se encontrava com a habilitação vencida.
"Ressalte-se ainda a jurisprudência no sentido de que pode caracterizar dolo eventual a conduta de quem sob a influência de álcool expõe a risco a vida de terceiros, como no caso, em que o preso embriagado, com habilitação vencida, colide violentamente com as vítimas que se encontravam no veículo que seguia regularmente no sentido interior-capital. Logo, a manutenção da prisão se justifica, na medida em que pelas próprias circunstâncias do caso concreto faz-se necessário avançar nas investigações para elucidar a bárbara ocorrência", afirmou o juiz.
Acidente
Vítimas estavam em caminhonete que capotou após ser atingida por carro na CE-040, em Aquiraz. — Foto: Reprodução |
Testemunhas relataram que aos menos seis pessoas estavam na caminhonete. Um casal de empresários, três filhos e a babá de uma das crianças.
A família estava retornando de um complexo de turismo onde estavam hospedados. No trajeto para a casa, o carro bateu no veículo das vítimas. Com o impacto, a caminhonete capotou na via.
Maria Giovanna Amorim Barbosa, de 8 anos, filha dos empresários, e a babá, de 30 anos, que não teve a identidade informada, não resistiram aos ferimentos e morreram no local. Já o motorista do outro carro, teve apenas ferimentos leves.
Conforme o Samu Ceará, quatro ambulâncias foram enviadas para atender a ocorrência. Quando a equipe chegou ao local duas vítimas já estavam sem vida. Outras duas pessoas receberam atendimento ainda na rodovia e em seguida os socorristas encaminharam elas para o Hospital Geral Manoel Assunção Pires, em Aquiraz.
Posteriormente, os socorridos foram transferidos para um hospital particular de Fortaleza. Não há informações sobre o estado de saúde dos sobreviventes.