Dia do Trabalhador tem manifestação de centrais sindicais em Fortaleza

 

Marcha dos trabalhadores deste ano teve o tema "Por umBrasil mais justo" — Foto: Divulgação
Marcha dos trabalhadores deste ano teve o tema "Por umBrasil mais justo" — Foto: Divulgação
 

 

Neste ano, a manifestação tem como tema "Por um Brasil mais justo". De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) Ceará, organizadora do evento, o objetivo da marcha é conscientizar a população sobre pautas como melhores condições de trabalho, correção da tabela de Imposto de Renda, salários iguais para homens e mulheres e melhorias na aposentadoria.

Dia do Trabalhador tem manifestação de centrais sindicais em Fortaleza

A manifestação de rua foi convocada pelas organizações CUT Ceará, CTB, Intersindical, Coletivo Sindical e Popular Travessia, além das frentes Brasil Popular, Levante Popular da Juventude e Povo Sem Medo. A passeata teve concentração em frente ao campus da Universidade Estadual do Ceará Uece, no bairro Itaperi.

De acordo com o presidente da CUT Ceará, Wil Pereira, a escolha do ponto de partida na Uece foi uma forma de apoio ao movimento grevista, deflagrado em abril na Uece, na Universidade Regional do Cariri (Urca), na Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), na Universidade Federal do Ceará (UFC), na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e na Universidade Federal do Cariri (UFCA).

"Neste momento em que servidores estaduais, professores das escolas estaduais, docentes e técnicos das universidades públicas cearenses estão em luta por reajuste salarial e valorização profissional, resolvemos iniciar a nossa caminhada na UECE, local que simboliza a luta de todos esses trabalhadores, que estão enfrentando, além de tudo, por meio de suas entidades representativas, diversas tentativas de cerceamento de suas garantias fundamentais”, afirmou o dirigente sindical.

A marcha seguiu até a Praça da Cruz Grande, na Serrinha, onde dirigentes e ativistas discursaram. Os participantes da manifestação também levantaram bandeiras contra a insegurança para favelas, o preconceito e pela construção de moradias.

 Manifestação de trabalhadores em Fortaleza no Dia 1º de Maio — Foto: Divulgação

 

(g1)

Postagens mais visitadas do mês