A exposição “Mundo SSPDS” de 2024, que ocorreu nesta quarta-feira (15), encerrou com a apresentação da equipe Raio Show, que trouxe fortes emoções para os participantes com manobras não convencionais e uma amostra de muita habilidade sobre duas rodas. A equipe de motociclistas do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), exibiu as manobras em um dos estacionamentos do Centro Integrada de Segurança Pública e Defesa Social (Cisp).
As manobras apresentadas no evento são uma amostra do intenso treinamento que é realizado pelos policiais militares. Treinamento esse que acontece em local fechado e com bastante segurança. “Os pilotos que participam da Equipe Raios Show são pilotos que já estão há mais de dez anos. Eles treinam em local apropriado para realizar essas manobras não-convencionais. São pilotos que, além de realizar essas apresentações, eles trabalham normalmente nas equipes que estão atuando na rua e prestam um serviço de qualidade para a sociedade cearense”, destacou o tenente Alcântara, do CPRaio, que comandou a apresentação da equipe Raio Show.
No evento, o público pode ver as habilidades dos motociclistas, que saltaram, se equilibram, e até foram da garupa de uma motocicleta para outra com os veículos em movimento. Para as manobras, o subtenente Avelino, o sargento Franklin, o sargento Anderson e o soldado Cardoso, utilizaram motocicletas preparadas para essa situação. “Os pilotos que estão aqui apresentando essas manobras não-convencionais, eles são, na sua grande maioria, instrutores também aqui no CPRaio, onde eles passam todo esse conhecimento tanto para os policiais que estão ingressando na unidade especializada, como também para os policiais que já se encontram nosso comando e em treinamento constante para quando estiverem na rua, minimizar qualquer tipo de contratempo”, ressaltou o tenente Alcântara.
O Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), unidade especializada da Polícia Militar, destaca-se pelo uso das motocicletas. O tenente Alcântara, do CPRaio, reforçou que esse tipo de viatura torna as diligências policiais ainda mais ágeis.
“Toda a utilização da moto, a flexibilidade, a rapidez no meio urbano, faz com que tenha uma grande efetividade nas ações do CPRaio, por ser veículos de duas rodas e a nossa cidade, como uma cidade bastante movimentada, devido ao trânsito, a gente consegue chegar nas ocorrências em um tempo ágil em relação às viaturas quatro rodas. Então juntando habilidade, treinamento e o equipamento, os policiais conseguem assim prestar o melhor serviço à sociedade cearense”, concluiu o tenente.