Uma aluna da Escola Municipal São José, no bairro Presidente Kenenedy, em Fortaleza, foi atingida por um portão que desabou sobre ela, na manhã desta sexta-feira, 3. A criança teve ferimentos na cabeça e no braço, sendo levada a um posto de saúde por familiares.
O portão que caiu ficava no refeitório da escola e, segundo O POVO apurou, apresentava ferrugem e sinais de desgaste. De acordo com professores da unidade, que preferem não se identificar, o acidente aconteceu por voltas das 8h50min.
A vítima cursa a sexta série do ensino fundamental. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dela, mas as testemunhas informaram que ela teve bastantes sangramentos.
O POVO entrou em contato com a SME, via WhatsApp, às 10h17min. A matéria será atualizada quando a demanda for respondida.
Professores denunciam falta de infraestrutura na escola
Os docentes reclamam que, além do portão, outras estruturas da escola apresentam problemas como infiltrações nas paredes, goteiras em lâmpadas e outras instalações elétricas. Além disso, eles relatam que uma fossa que passa ao lado das salas de aula tem incomodado estudantes e professores.
Segundo os educadores, os problemas persistem desde 2022 e já teriam sido diversas vezes informados à SME. Eles afirmam que houve visitas ao local, mas não foram apresentadas ações efetivas.
"Aqui é uma escola feita pelos professores. Se não fosse o esforço dos professores e da coordenação, não ia para frente. Aqui só funciona porque os professores fazem de tudo para estar em sala de aula", relata uma das docentes.
Após ouvir os professores, O POVO procurou novamente a SME, desta vez por email enviado às 10h50min. Quando as demandas forem respondidas, o texto será atualizado.
(O Povo)