![]() |
Foto de drone mostra buraco que se formou em um campo de futebol no Gordon Moore Park, em Alton, Illinois, EUA — Foto: REUTERS/Lawrence Bryant |
Um buraco gigante se abriu repentinamente no meio de um campo de futebol no Gordon Moore Park, em Illinois, nos EUA, nesta quarta-feira (26).
Ninguém estava no local no momento do incidente, já que o campo não estava sendo usado para treinos e eventos havia alguns dias.
Segundo o jornal britânico "The Guardian", o campo foi construído em cima de uma mina de calcário.
De acordo com a agência de notícias Reuters, a cratera engoliu um poste de luz, bancos e um trecho de 30 metros do campo onde crianças costumam brincar.
"Ninguém estava no campo no momento e ninguém ficou ferido, e isso é o mais importante", disse o prefeito de Alton, David Goins, em uma postagem na redes sociais.
A empresa operadora da mina, New Frontier Materials, disse em comunicado que houve um "afundamento da superfície", de acordo com relatos da imprensa.
"Na semana passada, naquele momento, tínhamos de 60 a 70 pessoas no campo para nosso acampamento de futebol", disse ele.
Michael Haynes, diretor de parques e recreação de Alton, afirmou à rede NBC que o buraco parecia ter "saído de um filme".
Buraco surge em campo de futebol em Illinois, nos EUA — Foto: Reprodução/Reuters
De acordo com estudos, o aumento na ocorrência de buracos do tipo é um aspecto "negligenciado" das mudanças climáticas e, geralmente, atribuído ao bombeamento de água subterrânea.
O Serviço Geológico dos EUA também afirmou que os buracos têm sido correlacionados com práticas de uso da terra, especialmente o bombeamento de água subterrânea, e práticas de construção e desenvolvimento.
O caso ainda vai ser investigado para determinar com exatidão o que aconteceu.
(g1)