CBMCE resgata 5.284 animais no Estado nos cinco primeiros meses de 2024


 

 

 

Ao todo 5.284 animais foram resgatados por equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) entre os meses de janeiro e maio de 2024 em todo o território cearense. O número representa um aumento de 5,47% no comparativo com o mesmo período no ano de 2023, quando 5.010 animais foram resgatados.

Entre os animais mais resgatados estão animais como cobras, gatos, cassacos, iguanas e cachorros. Em todo o mês de maio de 2024, 792 jiboias foram resgatadas pelos bombeiros, representando a espécie mais resgatada, seguida dos gatos (111 resgatados), cassacos (80), iguanas (78) e cães (57).

Após o resgate, os animais são devolvidos em segurança ao habitat pelo CBMCE. Caso seja necessário o atendimento dos animais, como em casos de ferimentos, eles são entregues a instituições ou organizações não-governamentais, que são responsáveis pela reabilitação dos espécimes.

Resgates

Nas últimas semanas, uma equipe do Salvamento 1 do CBMCE já havia atuado no resgate de três filhotes de cachorros da raça Pinscher, que haviam ficado presos na tubulação de uma residência do bairro Parquelândia – Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) da Capital. Além disso, quatro cachorrinhos já haviam sido resgatados de um bueiro na Praia do Futuro (AIS 10) na última semana.

Prevenção

O Corpo de Bombeiros orienta que a população se mantenha afastada de animais silvestres, incluindo serpentes. Além disso, recomenda-se a manutenção adequada e a sinalização de poços e outros locais de risco. Por fim, o CBMCE reforça o alerta para que seja evitada a construção de corredores estreitos, de modo a evitar que as pessoas e animais caiam ou fiquem presos.

Em ocorrências nas quais seja necessário o atendimento pelos bombeiros, a população pode entrar em contato por meio do telefone 193, disponível 24 horas por dia todos os dias da semana. O atendimento se estende também aos fins de semana e feriados e é realizado gratuitamente.

 

 

 

 

 

Postagens mais visitadas