Circula nas redes sociais uma foto que aparentemente flagra agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos rindo enquanto protegem o ex-presidente Donald Trump após o atentado a tiros em comício na Pensilvânia, no sábado (13). É #FAKE.
A imagem tem sido compartilhada, especialmente no Twitter, em inglês e português. Uma das postagens é acompanhada do seguinte texto: “Trump e seus associados vomitam retórica violenta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ele instantaneamente incorporou isso em seu roteiro doentio de reality show. Todos aqui parecem estar se divertindo, sorrindo e rindo para as câmeras, indiferentes ao público vulnerável no palco atrás dele, sem proteção".
Ao assistir o vídeo da tentativa de homicídio na íntegra, é possível perceber que os agentes não riram ou sorriram em nenhum momento. Após o republicano ser ferido por um tiro de raspão na orelha, os seguranças -- com expressão séria -- formaram um círculo ao redor do candidato do Partido Republicano à presidência para protegê-lo de outros possíveis disparos.
A agência de checagem D-Intent Data e a Reuters também confirmaram que as expressões faciais dos agentes foram modificadas e que a imagem é falsa.
O FBI afirmou que investiga o caso como tentativa de homicídio e um possível ato de terrorismo doméstico. Os investigadores ainda procuram por pistas que revelem o motivo do atentado contra o republicano.
(G1)