Maria Luciene Vidal, de 58 anos, está internada no Hospital Beneficência Portuguesa de Santos para os cuidados necessários após a descoberta. De acordo com a filha dela, Stefany Vidal, de 24 anos, a equipe médica avalia se a mulher precisará passar por uma nova cirurgia, já que o pano de 20 centímetros foi retirado do organismo dela na segunda-feira (22).
Maria foi internada no final de 2023 após apresentar os mesmos sintomas de quando descobriu o câncer em 2022, como perda de peso e dores abdominais. Stefany contou que a desconfiança era de que a doença tinha voltado. Porém, os exames não constataram nada durante meses.
Descoberta do pano
No último sábado (20), um material começou a sair pela bolsa de colostomia e a família procurou ajuda médica novamente. De acordo com a filha, os médicos pensaram que eram fezes ressecadas, mas a mulher foi internada no dia seguinte para avaliação de um cirurgião.
Foi uma médica que estava fazendo residência no hospital que começou a desconfiar do material na bolsa de colostomia. “Ela viu, achou estranho e começou a puxar, daí viu que era um pano. Então ela chamou o supervisor dela, o cirurgião. Ele avaliou e colocou a mão, daí começou a puxar e era um pano bem grande, por sinal”, disse a Stefany.
A filha contou ao g1 que os médicos tiraram aproximadamente dez centímetros do material de dentro do corpo de Maria na primeira vez que puxaram e mais dez na segunda.
“O primeiro sentimento foi raiva, porque só quem já teve um parente com câncer sabe como é difícil. A gente achou que o câncer estava voltando. A cabeça já não estava boa, mas descobrir que era um pano dentro dela dá raiva, porque era para ela ter seguido bem”, afirmou Stefany.
A família pretende acionar uma advogada para tomar as providências legais sobre o caso na Justiça, mas antes priorizará a saúde de Maria, que segue internada.
“A gente quer pegar o prontuário de quando ela foi internada há dois anos porque vai ter tudo e esse vai ser o nosso embate. Mas, por enquanto, eu quero mesmo que ela saía do hospital e fique bem”, disse a filha.
Maria Luciene, de 58 anos, está internada em Santos. A filha dela, Stefany Vidal, deu detalhes sobre o caso.
Câncer
Quando Maria Luciene Vidal descobriu o câncer no intestino em 2022, a doença já estava em estágio avançado. Por isso, o primeiro passo do tratamento foi a cirurgia. “Ela teve que colocar aquela bolsa de colostomia e ficou bastante tempo na UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, disse a filha.
Em seguida, a mulher foi submetida a sessões de quimioterapia e passou a se recuperar. “Ela foi ganhando o peso de novo e ficando muito bem. Ainda acabou com a colostomia, mas é um detalhe, o importante é que estava bem”, afirmou a jovem.
Desde então, Maria é acompanhada por uma médica e relatou para ela os sintomas que voltou a sentir em novembro de 2023. No entanto, ninguém desconfiava de que era um pano esquecido.
Hospital
Em nota, o Hospital Municipal de Cubatão lamentou o caso e se colocou à disposição para prestar a assistência necessária e acolher a paciente e os familiares dela.
A instituição informou que o procedimento ocorreu em 29 de julho de 2022, mas o hospital só teve conhecimento sobre o caso nesta semana. “À época, a administração do HMC não era de responsabilidade da atual gestora”.
“O cirurgião médico responsável pelo procedimento também não faz mais parte do corpo clínico que atua no hospital, desde que a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) assumiu a gestão. Vale ressaltar, ainda, que desde março de 2023, quando passou a operacionalizar o HMC, a SBCD implementou uma série de protocolos de segurança e promoveu ações de capacitação profissional para toda a equipe assistencial”.