![]() |
Foto: Reprodução/Instagram |
Poucas horas depois de conquistar o bronze na ginástica artística por equipes nas Olímpiadas de Paris, a ginasta Rebeca Andrade usou o Instagram para informar que está sendo vítima do golpe do "falso familiar" no WhatsApp.
"Gente, eu já estava dormindo, mas acordei com mensagem dos meus familiares dizendo que tem alguém se passando por mim e pedindo dinheiro no WhatsApp! Por favor, não mandem dinheiro pra ninguém", escreveu Rebeca em um story.
No print, é possível ver que o golpista que se passa por ela pede uma transferência de R$ 300 para pagar a conta de uma comemoração após a vitória em Paris.
🛡️ O que fazer se eu for vítima
- 📢 ao perceber que você é uma vítima do "falso familiar" no WhatsApp, entre em contato com seus amigos e familiares para que eles fiquem cientes que estão se passando por você;
- 🚨 registre um boletim de ocorrência (BO);
- 🔐 entre em contato com o suporte do WhatsApp para denunciar o golpe envolvendo o seu nome;
- 📞 se conseguir identificar a operadora, fale com a empresa para informar que aquele número vem sendo usado para golpes;
Além disso, como método de prevenção, especialistas recomendam limitar quem pode visualizar a sua foto e status do WhatsApp. Nas configurações do app, em "privacidade", mude a visualização para "apenas meus contatos" em vez "todos".
➡️ Ação dos criminosos
Esse é um dos golpes mais comuns no WhatsApp. Os criminosos criam uma conta no app de mensagens com um novo número, e utilizam nome, foto de perfil e até o status da vítima.
Em seguida, eles entram em contato com familiares, dizendo que "trocou de número" e pedem dinheiro "emprestado".
![]() |
Rebeca Andrade é alvo do golpe do 'falso familiar' no WhatsApp; veja como se proteger — Foto: Reprodução/Instagram |