Advogado é alvo da Polícia Federal por fraudar benefícios do INSS no Ceará

Durante as investigações, foi identificado que um único advogado atuava como procurador em diversos pedidos de benefícios. — Foto: Polícia Federal
Durante as investigações, foi identificado que um único advogado atuava como procurador em diversos pedidos de benefícios. — Foto: Polícia Federal
 

 

 

A Polícia Federal cumpriu, nesta sexta-feira (30), seis mandados de busca e apreensão contra suspeitos de crimes de estelionato contra o INSS, integrar organização criminosa e lavagem de dinheiro. A operação "Deméter" ocorre em Juazeiro do Norte e Caririaçu no Ceará; e em Açu e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte.

Como funcionava o esquema: um advogado alterava a profissões de pessoas para agricultor para que eles recebessem benefícios garantidos a esses trabalhadores.

A ação desta sexta-feira, conforme a polícia, tem objetivo de interromper as fraudes investigadas e evitar o desvio de recursos públicos destinados à subsistência de trabalhadores rurais, os verdadeiros beneficiários dos programas do INSS.

Os crimes sob investigação incluem estelionato previdenciário na modalidade tentada, além de integrar organização criminosa e lavagem de capitais.

Nome da operação, "Deméter", foi escolhido de forma simbólica, fazendo referência à deusa da mitologia grega associada ao cultivo e à fertilidade da terra, destacando a ligação direta com o setor rural, alvo das fraudes.

 
 
 
 
(g1)

 

 

 

Postagens mais visitadas