Agentes de trânsito do Demutran entraram em residência de Horizonte e tiraram moto de dentro — Foto: Reprodução |
Agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (Demutran) de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, invadiram uma casa para pegar uma moto que estaria com a descarga alterada. O caso aconteceu na manhã da última terça-feira (20) no bairro Centro. O veículo ficou apreendido por dois dias devido a tributo atrasados.
Câmeras de segurança registraram o momento em que o motociclista condutor da moto chega à porta de casa e corre para colocar o veículo para dentro. Segundos depois, três agentes do Demutran também chegam à casa e entram no local com objetivo de pegar a moto.
Conforme apuração do g1, a casa onde o motociclista tentou guardar a moto é da família proprietária da empresa onde ele trabalha. O motociclista estava a caminho da empresa - que fica ao lado da casa - e teria cruzado com os agentes de trânsito, que notaram que o veículo estava com a descarga alterada.
De acordo com a Prefeitura de Horizonte, os agentes teriam dado ordem para o motociclista parar, e ele teria desobedecido e tentado fugir para guardar a moto em casa, no que foi seguido pelos agentes.
Pessoas próximas ao motociclista, porém, afirmam que os agentes estavam distantes do homem e não chegaram a dar a ordem parada, e em vez disso começaram a segui-lo após notar o som da descarga alterada.
Após os funcionários do Demutran entrarem na residência, os quatro começaram a discutir. Os agentes, ainda assim, retiraram e apreenderam a moto.
Conduta irregular
Conforme a legislação, agentes da lei só podem entrar na residência de uma pessoa com mandato judicial prévio.
Em nota, a Prefeitura de Horizonte destacou que "os agentes adentraram irregularmente na residência", e que a conduta "não está alinhada com os processos corretos adotados pelo município".
O veículo passou dois dias apreendido e foi constatado que estava com a licenciamento e IPVA atrasados. Após pagar os tributos vencidos, a moto foi liberada nesta sexta-feira (23).
A prefeitura informou que Corregedoria-Geral do Município instaurou um processo administrativo para apurar a conduta dos agentes de trânsito, e que a equipe envolvida no caso "está afastada dos serviços de rua, cumprindo apenas escala interna".