Céu do Ceará está mais limpo, afirma Funceme

 Funceme divulga que céu do Ceará está mais limpo após entrada de ar proveniente do oceano Atlântico

 

 

 

Após apresentar um céu com coloração diferenciada, proveniente das queimadas na região amazônica e no continente africano, o céu do Ceará está mais limpo quanto à presença de material particulado.

A mudança deve-se à entrada de ar mais limpo proveniente do Oceano Atlântico. Informação é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

“Apesar da presença de focos de calor nos últimos dias, a Funceme observa, por meio de imagens de satélite, a entrada de um ar mais limpo proveniente do oceano Atlântico, que ingressou na região após a passagem de uma frente fria que chegou até a Bahia”, detalha a nota.

Ainda conforme o órgão, o cenário para os próximos dias é positivo, já que a circulação atmosférica deverá manter a presença do ar com menor concentração de material particulado de origem remota sobre a região Nordeste do Brasil.

Entenda a mudança na coloração do céu cearense

A mudança na coloração registrada nos últimos dias em Fortaleza e em outros municípios, foi proveniente das queimadas que acontecem na região amazônica e no continente africano.

Conforme detalhado em do O POVO, a baixa umidade relativa do ar, característica desta época do ano, facilita o transporte de aerossóis — poeira e poluição — da superfície à atmosfera.

Na lista de municípios afetados estão: Fortaleza, que registrou, no último dia 24, o dia com a pior qualidade do ano; Horizonte, Maracanaú e Pacajus.

Agosto tem previsão de ventos de até 65 km/h e picos de 38 °C

A Funceme divulgou que o Ceará deve manter o predomínio de condições estáveis até esta quarta-feira, 28.

“O atual cenário, típico desta época no estado, aponta para céu sem nuvens em todas as macrorregiões. Diante disto, espera-se que as temperaturas máximas alcancem valores entre 36°C e 38°C, principalmente em alguns municípios do Cariri, Sertão Central e Inhamuns e do Litoral Norte. No caso de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF), os picos poderão chegar aos 33ºC”, disse a fundação em nota.

 

(O Povo)

 

Postagens mais visitadas