O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda no Ceará nesta
sexta-feira (2) para anunciar investimentos e sancionar a lei que
regulamenta a produção de hidrogênio verde. O Ceará tem se destacado pela criação de um ambiente favorável para o mercado de H2V, nome técnico do hidrogênio verde.
"Quando vejo gente falando de hidrogênio verde, fico pensando: 'Qual o país do mundo que pode competir com o Brasil? Qual o país tem condição de competir com o Brasil nessa questão de transição energética? E nós ainda estamos aprendendo. Uma coisa que vamos fazer é cobrar do mundo rico que mande crédito de carbono para nós, porque somos nós que temos floresta para preservar, eles já queimaram a deles. Vou cuidar desse planeta terra, desse país", destacou o presidente durante fala.
O marco já foi aprovado pelo Congresso Nacional e é aguardado por investidores interessados na venda do combustível limpo, que não produz poluição quando é fabricado nem quando é consumido.
Atualmente, o Ceará conta com seis pré-contratos assinados e 37 memorandos de entendimento firmados com empresas nacionais e internacionais. Estas empresas têm planos de integrar o Hub de Hidrogênio Verde do Ceará, localizado no Complexo do Pecém, onde o presidente Lula participa do evento.
Com a sanção da nova lei pelo presidente Lula, espera-se que o Brasil dê um passo rumo à transição energética, posicionando-se como um protagonista global no mercado de hidrogênio verde.
Ainda no evento, o presidente reforçou a importância de investimentos no Nordeste e ressaltou a potência do Ceará no quesito educação. Lula também comentou do programa Pé de Meia, programa do Governo Federal, que, por meio do MEC, irá fornecer incentivo financeiro para estudantes de baixa renda regularmente matriculados no ensino médio da rede pública, como forma de combater a evasão escolar.
"O dinheiro mais sagrado que um Presidente da República pode dar é para a educação. Saio do Ceará agradecido pela quantidade de coisas que assinamos aqui. Espero, Elamno , que você tenha a mesma sorte de Camilo."
À tarde, em Fortaleza, Lula participa de evento com o ministro da Educação, Camilo Santana, para anunciar ampliação do programa Pé de Meia, que garante incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público.
No sábado, o presidente participa da convenção partidária de Evandro Leitão, que será lançado como candidato à Prefeitura de Fortaleza.
"É preciso que a gente torne o Brasil um pouco mais igual. Eu quero o nordestino indo para o Sul do país de férias, para passear, para estudar, e não para matar a fome ou para trabalhar de servente de pedreiro", disse, ainda, Lula no evento desta sexta-feira (02).