Um homem de 54 anos foi picado por um escorpião, nesta segunda-feira (16), no bairro Mondubim, em Fortaleza. Josué Nobre da Cunha estava indo para o trabalho, no começo da manhã, quando foi picado no pé, na esquina das ruas Dona Libânia Ribeiro de Melo Nunes e 1 Loteamento Lagoa Libânia, em uma calçada com lixo.
Durante os meses de agosto e setembro, os escorpiões estão em período de reprodução. Logo, aumenta a possibilidade de aparição desse tipo de animal.
“Eu estava indo para o trabalho, saindo de casa, quando dobrei a esquina, eu sinto a ferroada. Quando eu olhei, era um escorpião, no meio da rua. O local estava cheio de entulho, lixo, e está na época disso”, disse Josué.
Após a picada, ele foi levado a um hospital particular de Fortaleza. Ele conseguiu levar o animal que o picou. Na unidade de saúde, foi identificado que o escorpião não era venenoso. Ele recebeu atendimento médico e foi orientado a repousar em casa.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que, nos anos de 2023 e 2024 (até 9 de julho), foram registrados 17.013 acidentes por animais peçonhentos no estado do Ceará. Destes, a maior parte foi causada por escorpiões, totalizando 10.105 ocorrências.