Pescador à deriva gravou o naufrágio da própria embarcação em praia no município de Itapipoca. — Foto: Reprodução |
O pescador José Ivanildo Monte Oliveira, de 40 anos, mais conhecido como Galeno, gravou o "naufrágio" da próprio embarcação enquanto estava à deriva em alto mar na Praia do Apix, em Itapipoca, no litoral Oeste do Ceará. As imagens viralizaram nesta quinta-feira (26).
"Essa é a realidade da vida, não é as cinco maravilhas como a gente imagina aqui no mar não, é totalmente diferente. No momento estamos à deriva, de mãos atadas, esperando um milagresde Deus, algum companheiro para resgatar a gente”, disse Galeno no vídeo publicado em sua rede social.
Conforme Galeno, o incidente com a canoa ocorreu na última sexta-feira (20), enquanto ele e outros dois colegas, identificados como César e Auricélio ("Chei"), realizavam a pesca com um equipamento conhecido como espinhel.
"A gente estava puxando o espinhel com a embarcação de banda, aí formou um buraco de malha, o mar quebrou em cima da embarcação, ela encheu de água e a gente ficou à deriva", relembrou.
Pescadores são resgatados após ficarem 3 horas à deriva em mar no Ceará |
De acordo com o pescador, que tem mais de 30 anos de experiência com o mar, ele e os amigos ficaram cerca de três horas boiando, segurando na canoa, até outra embarcação aparecer para resgatá-los.
"Essa canoa ela fica submersa na água, mas não afunda, fica boiando. [...] Aí a gente colocou uma bandeira branca para chamar atenção e um colega que estava voltando para a casa viu e resgatou a gente", falou o pescador.
A embarcação de Galeno ficou abandonada em alto mar e foi localizada na última terça-feira (24), na Praia de Moitas, em Amontada. O pescador já recuperou a canoa e retomou suas atividades com a pesca.