Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), resultou no resgate de 36 pássaros silvestres. A ocorrência foi registrada nesta quarta-feira (04), no bairro Canindezinho – Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) de Fortaleza.
Durante patrulhamento, a composição visualizou aves silvestres presas em gaiolas. Os responsáveis pelos animais não foram localizados no local. Foram resgatados dois tuins, três sabiás, sete golinhas, um caboclo lino, um bigodeiro, um tiziu, dois gaturamo, dois cambacica, um vem-vem, um sonhaço de fogo, oito papa arroz, um sonhaço de coqueiro e seis galo de campina. Na ação, também foram apreendidas gaiolas de madeira e alçapões.
Os pássaros foram encaminhados para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi lavrado um Boletim de Ocorrência (BO) sobre o caso. Os pássaros foram levados para instituições de preservação animal, para receberem os devidos cuidados e, posteriormente, retornarem aos seus habitats naturais.