Barbeiro é atacado por macaco-prego no Ceará e precisará passar por cirurgia

 

 Foto: Reprodução

 

 

Na última segunda-feira (21), Jonathas Eduardo de Brito, de 24 anos, foi surpreendido por um ataque de um macaco-prego no Distrito de Pedras Brancas, em Banabuiú, Ceará. O animal, já conhecido pelos moradores por buscar alimentos na região, mordeu as mãos e a perna esquerda do barbeiro enquanto ele estava acompanhado de outras pessoas.

Jonathas relatou que estava na casa da avó quando vizinhos o alertaram sobre a presença do macaco-prego na frente do imóvel. Moradores locais afirmaram que o macaco-prego pertence a um morador da área e que tentativas de levar o animal para áreas de vegetação mais distante não foram bem-sucedidas, pois ele sempre retorna para o ambiente residencial.

Após o ataque, Jonathas procurou atendimento médico no Hospital Municipal Senador Carlos Jereissati, em Banabuiú, e foi transferido para o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC). Além de receber curativos e a vacina antirrábica, ele precisará passar por uma cirurgia na mão direita devido à ruptura de um tendão causada pela mordida.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em caso de mordida de animal exótico, especialmente quando houver indicação de uso de soro antirrábico, o paciente deve ser encaminhado para o Hospital São José. Nas regiões do interior, a unidade de saúde local deve solicitar o soro à prefeitura, se necessário.

O soro antirrábico é indicado para lesões graves causadas por animais que não podem ser monitorados, como gatos e cachorros de rua, ou animais silvestres, como saguis e raposas. Também é recomendado para lesões leves provocadas por animais silvestres e em casos de contato indireto ou lesões causadas por morcegos.

Se alguém for atacado por um animal, a orientação é lavar o ferimento com bastante água e sabão imediatamente e, como Jonathas fez, procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação e tratamento adequado.

 
(GCMais)
 
 
 

 

Postagens mais visitadas