PSB se torna maior partido no CE em número de prefeituras

 

 

 

 

Nas eleições municipais de 2024, o PSB foi a legenda que mais obteve vitórias nos municípios cearenses, elegendo ao todo 65 prefeitos e prefeitas. A sigla socialista foi a principal beneficiada pelo racha no PDT, considerando que foi a nova casa para a maioria dos ex-pedetistas que acompanharam o senador Cid Gomes (PSB) e trocaram PDT por PSB no início deste ano, com destaque para os prefeitos.

Em 2020, o PSB conquistou apenas oito prefeituras. Após a filiação de Cid e aliados, o partido recebeu cerca de 40 prefeitos e agora é a legenda com maior número de prefeituras no Ceará, mesmo feito do PDT em 2020. Entre as vitórias do PSB neste ano, destaque para Cirilo Pimenta em Quixeramobim e Professor Jardel em Canindé.

Segundo colocado, o PT do governador Elmano de Freitas e do ministro Camilo Santana já tem confirmados 44 prefeitos eleitos no estado, sem contar com os candidatos que disputam o segundo turno. O partido mais que dobrou o número de prefeituras em relação a 2020, quando chegou ao comando de 18 municípios.

Naquele ano o PT foi a terceira legenda com mais prefeitos eleitos e agora desbancou o PSD e passou à segunda posição desse ranking.

Mesmo com o número alto já consolidado em prefeituras, as maiores apostas dos petistas estão nos dois maiores colégios eleitorais do Ceará: Fortaleza e Caucaia. As duas cidades terão segundo turno. Na primeira, Evandro Leitão enfrenta André Fernandes (PL); na segunda, Waldemir Catanho disputa com Naumi Amorim (PSD).

O PSD do ex-vice-governador Domingos Filho caiu da segunda posição dessa seleta lista, quando tinha 28 prefeitos eleitos em 2020, mas permanece no Top 3 em 2024, tendo eleito 15 prefeitos. Além disso, ainda tem a possibilidade de eleger Naumi no segundo turno de Caucaia. Outro destaque do PSD nesta eleição é Tauá, reduto do clã Aguiar, onde a prefeita Patrícia Aguiar foi reeleita.

Na quarta posição entre os partidos com mais prefeituras conquistadas, o Republicanos do ex-senador Chiquinho Feitosa deu um salto. Passou de dois prefeitos eleitos em 2020 para 14 em 2024. Entre alguns destaques, os prefeitos Hérberlh Mota, de Baturité, e Orlando Filho, de Mombaça, que foram reeleitos.

O PP do ex-deputado e secretário de Estado, Zezinho Albuquerque, ficou na quinta posição, tendo eleito 13 prefeitos no Ceará, três a mais do que em 2020. Entre alguns dos nomes vitoriosos, estão Gustavo Moreira, em Trairi, e Michele Queiroz, em Beberibe.

O MDB do deputado federal Eunício Oliveira chegou ao comando de nove Executivos municipais no estado após estas eleições. O número quase caiu pela metade, pois no último pleito municipal em 2020, o MDB tinha chegado ao comando de 17 cidades cearenses.

Oposição no Top 10
Os seis primeiros partidos com mais prefeitos eleitos no Ceará nesta eleição são todos do arco de aliança do Governo do Estado. A partir da sétima posição, aparecem legendas que fazem oposição ao governo de Elmano de Freitas (PT).

Destaque para o PDT do ex-ministro Ciro Gomes e do ex-prefeito Roberto Cláudio. A sigla, que elegeu 67 prefeitos eleitos em 2020, contando com José Sarto na Capital, agora tem apenas cinco representantes nos Executivo municipais para a partir de 2025. A maior baixa foi Fortaleza, que o PDT comandava há 12 anos. O atual prefeito foi o terceiro mais votado na eleição, ficando de fora do segundo turno.

Completam ainda o Top 10 o novato PRD, que elegeu cinco prefeitos. O partido passou a existir apenas em 2022, com a fusão entre Patriota e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Portanto, não participou das últimas eleições municipais.

Em seguida, o União Brasil conseguiu eleger cinco prefeitos neste ano, com destaque para Roberto Pessoa em Maracanaú e Oscar Rodrigues em Sobral. No último caso, Rodrigues desbancou a ex-governadora Izolda Cela (PSB), pondo um fim a um ciclo na cidade, que era comandada pelo clã Ferreira Gomes e aliados há mais de 25 anos de forma contínua.

O União também não esteve no pleito de 2020, pois surgiu em 2021 da fusão entre Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL). Já o Podemos chegou em 2024 a duas prefeituras: Juazeiro do Norte, com Glêdson Bezerra, e Aracati, com Roberta de Bismarck. Em 2020, a sigla conquistou apenas uma prefeitura.

Partidos por prefeituras após as eleições de 2024

Partido Socialista Brasileiro (PSB)65
Partido dos Trabalhadores (PT)44
Partido Social Democrático (PSD)15
Republicanos14
Progressistas (PP)13
Movimento Democrático Brasileiro (MDB)9
Partido Democrático Trabalhista (PDT)5
Partido Renovação Democrática (PRD)5
União Brasil5
Podemos2
Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB)2
Solidariedade1

 

 

(O Estado)

Postagens mais visitadas