Foto: Reprodução |
O deputado federal André Fernandes (PL), que ficou em segundo lugar na eleição deste ano em Fortaleza, anunciou nesta quinta-feira (31), em suas redes sociais, que será pai pela primeira vez. Em uma publicação, André Fernandes compartilhou imagens da ultrassonografia de sua esposa, Luana Fernandes, revelando que o casal espera uma menina.
Na legenda da postagem, o deputado comemorou a notícia: “O Senhor ouviu nossas orações e fez o nosso coração transbordar de alegria! Nosso milagre de Deus, nossa Eloah, está a caminho!”.
No segundo turno das eleições municipais em Fortaleza, André Fernandes ficou em segundo lugar com mais de 705 mil votos recebidos em campanha contra o adversário Evandro Leitão que foi eleito com mais de 716 mil votos, em uma das votações mais acirradas do país.
André não poderá ser candidato ao governo do Ceará e ao Senado em 2026
O deputado federal e candidato derrotado à Prefeitura de Fortaleza nas eleições de 2024, André Fernandes (PL), não poderá concorrer ao cargo de governador do Ceará ou ao Senado Federal no próximo pleito, em 2026. Aos 26 anos, ele é impedido pela legislação brasileira de se candidatar a esses cargos pelas regras de elegibilidade, considerando que a idade mínima exigida é de 30 anos para governador e 35 anos para senador.
Já para deputados (federal, estadual ou distrital), prefeitos e vice-prefeitos, a idade mínima é de 21 anos, e para vereadores, 18 anos. Esses limites etários são definidos pela Constituição e visam assegurar que os candidatos tenham uma maturidade e experiência adequadas para exercer funções de alta responsabilidade.
No Senado, há propostas para que a data da posse, e não a data da candidatura, seja usada como referência para verificar a idade mínima exigida, uma mudança que visa facilitar a participação dos mais jovens. A alteração ainda está em discussão e, por ora, as exigências vigentes se mantêm.
(GCMais)