MP do Ceará se reúne com Cagece para tratar do abastecimento e distribuição regulares de água em Tianguá

 

 

 

O Ministério Público do Estado do Ceará realizou reunião com a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), na última segunda-feira (25/11), visando acompanhar a adoção de medidas para sanar problemas no abastecimento e na distribuição de água no município de Tianguá. No encontro, a Cagece indicou ter iniciado um cronograma de atividades para resolver problemas como a baixa pressão do sistema e falta de água na cidade, além de iniciar o abastecimento de algumas regiões por meio de carros-pipa até a conclusão das obras.  

As medidas foram adotadas após a expedição de recomendações pelas 4ª e 7ª Promotorias de Justiça de Tianguá. Nos documentos, o MP cobrou soluções para irregularidades na prestação do serviço nas localidades de Córrego (Loteamento Conviver 3), Itaguaruna, Santo Antônio, Sítio Araticum (Loteamento Cidade dos Bosques II) e Sítio Cipó, apontadas em relatório de fiscalização elaborado pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). 

No cronograma de atividades estipulado pela Cagece, estão previstas a instalação de poços tubulares, ampliação do reservatório apoiado do booster São José, a interligação de redes e operação de novo reservatório elevado no bairro Córrego. Também estão previstas a substituição da rede, aumento de vazão e instalação de dispositivo de queda de pressão no setor hidráulico das localidades de Cipó, Pé do Morro e Estivado, além da instalação de válvulas e aumento de vazão no bairro Santo Antônio. As ações têm como prazo final o dia 31 de dezembro de 2024, conforme estabelecido pelo cronograma.