A primeira igreja universitária do mundo dedicada ao beato Carlo Acutis fica dentro do Centro Católico Ítalo Brasileiro, em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo. A igreja tem autorização da família do britânico, que tem um milagre atribuído a ele no Brasil.
O jovem será canonizado em abril de 2025, conforme anunciou o papa Francisco nessa quarta-feira (20/11). Trata-se do primeiro santo da geração millennial na história.
A Paróquia Universitária Carlo Acutis, anteriormente, era dedicada a São Francisco de Assis. Em 2020, quando o jovem inglês foi beatificado, a capela mudou de nome. Com celebração de missa diária, o templo tem apenas 12 lugares.
O local abriga, dentro de um relicário, uma parte do corpo de Acutis. A relíquia foi doada por Antonia Salzano, mãe do futuro santo, diretamente da Itália.
Carlo Acutis
Natural de Londres, na Inglaterra, Carlo Acutis morreu aos 15 anos de leucemia, na Itália, em 12 de outubro de 2006. Segundo a família, desde cedo, o devoto da Virgem Maria usou as redes sociais para evangelizar internautas. Por isso, ele ficou conhecido como “ciberevangelista” e “padroeiro da internet”.
O britânico foi beatificado pelo Vaticano em 2020 e em maio de 2024 foi reconhecido para a canonização, etapa final pela qual a Igreja Católica dá a declaração de santidade a alguém. A condecoração ocorrerá durante o Jubileu dos Adolescentes, entre 25 e 27 de abril.
Dois milagres foram atribuídos a Cutis e já validados pelo papa Francisco. Reconhecido em 2020, o primeiro foi a cura da malformação no pâncreas de uma criança em 2010, no município brasileiro de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
A segunda intercessão foi aprovada pelo papa Francisco em maio deste ano. O caso contempla uma jovem da Costa Rica curada após ficar internada em um grave acidente de bicicleta, em 2022.
(Metrópoles)