Foto: Paulo Cavalcanti / SSPDS |
O Programa Moto Segura realizou em Fortaleza, nesta segunda-feira (25), a primeira entrega de motocicleta roubada no Ceará. O veículo foi devolvido ao motociclista por aplicativo Rodney Vieira Lima, que foi também o primeiro cidadão inscrito no programa a ter a moto roubada. A recuperação do veículo aconteceu poucas horas após o crime.
A iniciativa do Governo do Estado permite que os proprietários dos veículos se inscrevam de modo que, quando as motos sejam recuperadas pelas forças de segurança, os veículos tenham a propriedade devidamente identificada, para serem devolvidos às vítimas das ações criminosas.
O crime
A recuperação da moto roubada foi possibilitada por meio de uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com o direcionamento das tecnologias da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS).
Rodney conduzia a motocicleta com uma passageira, em 12 de novembro, quando foi abordado por um criminoso em Fortaleza, no bairro Cajazeiras. Seguindo as orientações recebidas no cadastro, ele fez o acionamento pelo número 190, que monitorou a localização da motocicleta.
“Eu falei que fazia parte do Moto Segura. Dei a minha senha cadastrada e recuperaram no mesmo dia. Eu agora estou até indicando. Um ‘brother’ meu me perguntou se era um rastreador. Eu disse que era o rastreador do Governo [do Ceará]. Fica sendo rastreada via Ciops”, disse. “Só a gente sabe o quanto trabalha e rala para conseguir um objeto como esse. Tem que fazer o cadastro mesmo”, completou.
O suspeito, um homem de 38 anos, foi visto e depois abordado, em um trecho da BR-116, no bairro Parque Santa Maria, ainda em Fortaleza. Ele já responde por dois roubos, um furto e um crime de receptação. A motocicleta e o homem foram levados ao 30º Distrito Policial, unidade da Polícia Civil, onde o investigado foi autuado por receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.
A restituição foi realizada nesta segunda-feira (25), no 30º Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), em Fortaleza.
Programa Moto Segura
Parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), o Programa Moto Segura, lançado pelo Governo do Ceará em setembro deste ano, já alcançou 2.132 cadastros de motos.
Na primeira etapa do programa, foram contemplados motociclistas trabalhadores de Fortaleza e Região Metropolitana. Conforme o balanço do Detran-CE, entre 30 de setembro e 25 de novembro de 2024, foram realizados 2.132 cadastros. O cadastro no Moto Segura é realizado somente por meio do aplicativo Meu Detran e a instalação do rastreador é feita em seguida.
A iniciativa faz parte do Programa Ceará contra o Crime, que tem o objetivo de desestimular o furto e o roubo de motocicletas no estado.
Após o cadastro, o que fazer?
Em caso de roubo ou furto de motocicleta registrada no Moto Segura, o condutor deve fazer a comunicação via Ciops, por meio do 190. Durante a ligação, a vítima informa seu CPF e a senha de cadastro no programa. Com isso, a motocicleta será rastreada com apoio de tecnologias da SSPDS, como Agilis e o Nuvid.
(GCMais)