O presidente do PSB também sublinhou que as falas de Cid dizem respeito a ele pessoalmente, não ao partido
Foto: Reprodução |
O ex-deputado Eudoro Santana, presidente do PSB no Ceará, declarou que o partido continua no projeto tocado pelo ministro Camilo Santana (PT) e o governador Elmano de Freitas (PT), pontuando também que há zero possibilidade de o senador Cid Gomes sair da sigla.
A declaração de Eudoro – que é também pai de Camilo – sucede informações que vêm circulando, nos últimos dias, sobre uma decisão de Cid no sentido de romper com o Governo do Estado, hoje sob o comando de Elmano. O rompimento teria sido ocasionado por uma inflexibilidade, da parte do governador, em disponibilizar espaços de poder na base governista ao PSB e ao grupo de Cid.
“Eu quero reafirmar aqui o que é importante: ele declarou que vai ficar no partido, não há nenhum problema, nenhuma possibilidade dele sair, zero. Então é isso que nós queremos. Depois desse processo, nós estamos trabalhando para reavaliar tudo isso”, disse Eudoro.
O presidente do PSB também sublinhou que as falas de Cid dizem respeito a ele pessoalmente, não ao partido. “O partido não está tomando nenhuma posição com relação a isso. O partido continua, porque o projeto, o Ceará Cada Vez Mais Forte, que é o nosso projeto, que é o projeto do PT, de todos os partidos da coligação, ele [o PSB] vai continuar esse projeto, e nós estamos evidentemente apoiando esse projeto.”
Insatisfação
O rompimento, caso se efetive, teria sido decidido por uma falta de abertura do Governo do Estado em abrir espaços de poder para o PSB e para o grupo de Cid. A insatisfação do senador teria se agravado com a indicação do deputado estadual Fernando Santana (PT) para assumir a presidência da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), sucedendo Evandro Leitão (PT), atual presidente e prefeito eleito de Fortaleza. A escolha foi vista como um movimento que fortalece o domínio do PT, que já ocupa o Palácio da Abolição e agora o Paço Municipal.
Nas últimas eleições municipais, o PSB do Ceará registrou um crescimento significativo, sob a liderança de Cid Gomes, saltando de 8 para 65 prefeituras, consolidando-se como o maior partido em número de gestões municipais no estado. Esse avanço marcou um novo capítulo para Cid, que migrou para o PSB após a saída do PDT.
As discussões sobre o futuro do PSB na base governista devem seguir nos próximos dias. A declaração de Cid sinaliza que o partido está conduzindo o processo com cautela, considerando os impactos políticos de uma eventual saída.
(GCMais)