Pacote com 2.500 munições é apreendido no Aeroporto de Fortaleza; destino era Maracanaú

 

 A apreensão foi feita pela equipe da Divisão de Vigilância e Repressão da Receita Federal

Um pacote contendo 2.500 cartuchos de munição para arma 9mm foi apreendido pela Receita Federal (RF) durante uma fiscalização no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, na manhã desta sexta-feira, 20. O material saiu de Brasília e tinha como destino o município de Maracanaú, na Região Metropolitana, localizado a 25,49 km da capital cearense.

A interceptação foi feita pela equipe da Divisão de Vigilância e Repressão da Receita Federal através da utilização da técnica de gestão de riscos em encomendas que apresentam maior probabilidade de conterem itens irregulares.

Ao abrirem o pacote, os agentes constataram que se tratava de munição para arma de 9mm. Em nota, a Receita Federal afirmou que a mercadoria será entregue às autoridades da Polícia Judiciária da União, que conduzirá as investigações e o inquérito policial.

No Brasil, o controle de armas e munição é realizado pelo Exército Brasileiro e pelo Sistema Nacional de Armas (Sinarm), que está sob a jurisdição da Polícia Federal, conforme estabelecido pela Lei nº 10.826/03, do Estatuto do Desarmamento.

O Sinarm é o sistema responsável por registrar, controlar e fiscalizar a posse e o porte de armas de fogo em todo o território nacional.

Segundo dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), entre janeiro e novembro de 2024 foram apreendidas 1.257 armas de fogo somente na Região Metropolitana de Fortaleza. O número representa um aumento de 1,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Povo

Postagens mais visitadas do mês