Polícia encontrou drogas, dinheiro e armas durante apreensão de adolescente envolvido na morte de turista de São Paulo, na Vila de Jericoacoara. — Foto: Polícia Militar/ Divulgação |
A Polícia Militar capturou, na manhã desta quarta-feira (1º), um adolescente suspeito de envolvimento na morte do turista Henrique Marques de Jesus, de 16 anos, que foi sequestrado por criminosos enquanto passava férias com o pai na Vila de Jericoacoara, no litoral do Ceará.
Com essa apreensão, sobe para três o número de detidos pelo crime, que ocorreu entre a madrugada do dia 17 de dezembro, quando o jovem foi sequestrado, e a manhã do dia 18 de dezembro, com a localização do corpo.
Adolescente apreendido
Antes de ser morto em Jericoacoara, turista fez fotos com gestos sem saber que era símbolo de uma facção criminosa atuante no Ceará. — Foto: Arquivo pessoal |
A apreensão do segundo adolescente foi realizada por agentes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR), em Jericoacoara.
Segundo a PM, os policiais estavam a caminho da Delegacia Regional de Acaraú quando foram acionados por populares no local onde estava acontecendo uma festa.
Ao chegar ao endereço, os PMs perceberam o momento que alguns indivíduos fugiram. Após uma perseguição a pé, os militares localizaram e capturaram três suspeitos em uma pousada.
Entre os suspeito capturados, estava o adolescente, que possuía um mandado de internação por homicídio qualificado, além de mandado de busca e apreensão pela morte do turista de São Paulo. No momento da apreensão, o jovem estava em posse de dinheiro e drogas.
Além do adolescente, os policiais prenderam dois homens e apreenderam um revólver municiado, R$ 1.902 em espécie; papelotes de cocaína, crack e maconha, além de um celular.
Os três detidos foram encaminhados à Delegacia Regional de Acaraú, onde permanecem à disposição da Justiça.
Outros suspeitos capturados
Turista desaparecido em Jericoacoara é visto por imagem de câmera sendo imobilizado por vários homens — Foto: Reprodução |
No mesmo dia, também foi cumprido um mandado contra um homem já preso no Maranhão, apontado como o mandante do crime.
O mandante do homicídio, que não teve o nome divulgado pela polícia, possui "extensa ficha criminal" por homicídios, tráfico e crime contra administração pública.
O adolescente confessou participação no crime, segundo policiais responsáveis pela investigação do caso.
"O adolescente e o homem são suspeitos de serem integrantes de um grupo criminoso de origem carioca [Comando Vermelho], sendo o homem de 36 anos chefe do grupo criminoso no município de Jericoacoara. A motivação do crime seria pelo fato do grupo ter confundido o adolescente como integrante de um grupo criminoso rival de origem paulista [PCC] ", afirmou a Secretaria da Segurança.
Conforme a Perícia Forense, Henrique foi espancado até a morte e teve o corpo jogado na lagoa. Ele não sofreu ferimentos por tiros ou facadas.