Na semana em que são celebrados os seis anos do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) parabeniza os batalhões especializados pelos serviços prestados à população em todo o Estado.
Após a mudança da Lei de Organização Básica da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que alterou a estrutura organizacional e dispôs sobre os cargos de provimento em comissão, publicada em 18 de fevereiro de 2019, foram criados dois batalhões especializados, sendo eles o Bope e o Bepi. Ambos os batalhões especializados são ligados ao Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), sendo responsáveis por atender ocorrências de grande complexidade nos municípios cearenses.
Os integrantes desses batalhões recebem instruções e treinamentos específicos, voltados para o gerenciamento de crises. Conforme destaca o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, Sinval da Silveira Sampaio, “O Bope e o Bepi são unidades especializadas da Polícia Militar subordinadas ao CPChoque, que possui atuação junto a eventos que possam ser caracterizados como de gerenciamento de crise, bem como crimes contra instituições financeiras, roubo a banco, roubo a carro forte, e que envolvem os que chamamos ‘causador de evento crítico’. Para isso, os policiais militares possuem uma capacitação, não somente uma formação, mas uma capacitação continuada que permite uma atuação de maneira específica em cada ocorrência, utilizando técnicas empregadas em todo o Brasil e em outros países”, ressalta o coronel comandante-geral da PMCE.
Bepi realiza 518 capturas em 2024
As equipes do batalhão especializado capturaram 518 pessoas envolvidas em crimes no Estado no ano de 2024 tendo um aumento de 92,57% em relação ao ano de 2023, quando prenderam 269 pessoas. Outro número expressivo foi a quantidade de armas de fogo e munições, que totalizam 324 armas de fogo e 4.328 munições apreendidas. Além disso, 119 carros envolvidos em crimes ou irregulares foram apreendidos. Durante as ocorrências, o Bepi da PMCE apreendeu 261,059 gramas de maconha, 112,330 gramas de cocaína e 8,426 gramas de crack.