No Ceará, 98 municípios tiveram registro de chuva, das sete da manhã de quinta às sete da manhã desta sexta-feira, 21, concentrada principalmente nas macrorregiões do centro norte do Estado (Fortaleza, Litoral do Pecém, Ibiapaba, Maciço de Baturité, norte da Jaguaribana e norte do Sertão Central e Inhamuns).
Fortaleza apresentou o maior índice de precipitação com 72 mm, nesse período de 24 horas. Foi seguida pelos municípios de Paracuru (70 mm), Aratuba (62 mm), Aquiraz (59 mm) e Paraipaba (57,8 mm), de acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizados às 14 horas.
Na Capital cearense, a maior precipitação foi anotada na Fundação Maria Nilva Alves, na Água Fria, situada no bairro Edson Queiroz, com o acúmulo de 72 mm. Foi também de Fortaleza, no bairro Pici, o segundo maior registro de chuva no Estado, com 70,8 mm.
Porém, é esperado que as condições meteorológicas devem diminuir os acumulados de chuva para todas as macrorregiões do Ceará até o próximo sábado, 22.
Essa condição ocorre em função da posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em torno da linha do Equador, que deve desfavorecer a formação de nuvens mais convectivas (com subida do ar quente e descida do ar frio) no estado cearense, conforme a Funceme.
Para esta sexta-feira, 21, a Funceme prevê “chuvas isoladas e de intensidade variando de fraca a moderada no período da tarde no interior” das seguintes macrorregiões:
- Litoral Norte
- Litoral do Pecém,
- Litoral de Fortaleza
- Maciço de Baturité
- Ibiapaba
- Norte da Jaguaribana
- Sertão Central e Inhamuns.
Já no período da noite, segundo a Funceme, é previsto ocorrer chuvas passageiras no extremo sul do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri.
A expectativa para sábado, 22, é que ocorram chuvas isoladas e passageiras durante a madrugada e manhã na faixa litorânea, cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns. O órgão prevê, condição de chuva passageira, no período da tarde no Litoral Norte e Ibiapaba, e à noite no Cariri.
Contudo, para o próximo domingo, 23, a Funceme projeta um aumento da área com chuva, principalmente no Interior do Ceará.
Confira a lista das sete cidades onde mais choveu entre quinta e sexta-feira, 21:
1 - Fortaleza (72 mm)
2 - Paracuru (70 mm)
3 - Aratuba (62 mm)
4 - Aquiraz (59 mm)
5 - Paraipaba (57,8 mm)
6 - Meruoca (57 mm)
7 - Maracanaú (53 mm)
(O Povo)