Agentes deixaram a Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio de Janeiro, ainda de madrugada, para as comunidades Vai Quem Quer, Rua 7, Santa Lúcia e Rodrigues Alves. Um helicóptero foi mobilizado para a ação. A segurança no entorno da delegacia também foi reforçada.
Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre prisões ou feridos na operação.
A instituição informou que está solicitando a transferência desses 2 presos para presídio federal.
Delegacia destruída
Segundo a polícia, a emboscada na Delegacia de Campos Elíseos foi uma tentativa de resgate de 2 presos: Rodolfo Manhães Viana, o Rato, apontado como chefe do tráfico da Vai Quem Quer, e do braço-direito dele, Wesley de Souza do Espírito Santo.
“No início da noite, sob o comando de Joab da Conceição Silva, narcoterroristas entraram na delegacia na tentativa de resgatar os comparsas, que já haviam sido transferidos para a sede da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter), na Cidade da Polícia”, informou a instituição.
A TV Globo apurou que pelo menos 10 bandidos cercaram a delegacia e abriram fogo. Dois policiais reagiram a tiros e, mesmo baleados, conseguiram impedir a invasão. No fogo cruzado, a entrada da distrital ficou destruída.
Os agentes feridos foram levados para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes. “Ambos já receberam alta médica”, disse a Polícia Civil.
Traficantes atacam delegacia no RJ após prisão de líder de grupo criminoso na comunidade Vai Quem Quer — Foto: Divulgação
Presos iam para o Juramento
A prisão de Rato e de Wesley foi na manhã de sábado, a partir de dados de inteligência. A 60ª DP descobriu que traficantes do Vai Quem Quer iriam reforçar a disputa pelo controle do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio.
No sábado, equipes da 60ª DP organizaram uma investida na Vai Quem Quer e foram recebidas a tiros. Houve intenso confronto. Os agentes conseguiram avançar até um beco, onde prenderam Wesley com um fuzil 555mm. Na sequência, em uma casa, policiais encontraram Rato com um rádio transmissor.
g1